Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Um dia especial para Clarice

Em outubro o homenageado com o "Dia D", foi Carlos Drummond de Andrade, agora é a vez de Clarice Lispector ganhar um dia só para ela. O projeto "Hora de Clarice" acontece em sete capitais no dia 10 de dezembro. O evento propõe reunir os admiradores da escritora para lembrar os seus 91 anos de nascimento - hoje, faz 34 anos que ela morreu.  

Considerada com uma das mais polêmicas e indecifráveis escritora de todos os tempos, Lispector terá em seu dia uma programação especial.  Ainda que mais concentrada no Rio, a Hora de Clarice vai se espalhar por lugares tradicionais, como livrarias e centros culturais, e por outros mais inusitados, como barcas e estações de metrô, de cidades como São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba, Belém e Recife.   Segundo o Estadão, a iniciativa é da Rocco, que escolheu homenagear a maior estrela do catálogo nacional da editora no dia de seu aniversário, sendo este o primeiro ano do evento, que deve ganhar novas edições e adeptos nos próximos anos.

  Clique na imagem para conferir a programação

Ao mesmo tempo que ousava desvelar as profundezas de sua alma em seus escritos, Clarice Lispector costumava evitar declarações excessivamente íntimas nas entrevistas que concedia, tendo afirmado mais de uma vez que jamais escreveria uma autobiografia. Contudo, nas crônicas que publicou no Jornal do Brasil entre 1967 e 1973, deixou escapar de tempos em tempos confissões que, devidamente pinçadas, permitem compor um auto-retrato bastante acurado, ainda que parcial. Isto porque Clarice por inteiro só os verdadeiramente íntimos conheceram e, ainda assim, com detalhes ciosamente protegidos por zonas de sombra. A verdade é que a escritora, que reconhecia com espanto ser um mistério para si mesma, continuará sendo um mistério para seus admiradores, ainda que os textos confessionais aqui coligidos possibilitem reveladores vislumbres de sua densa personalidade.
Pedro Karp Vasquez

Ilustração - Andrea Ebert  


Eu não entendo. Eu não entendo. Isso é tão vasto que ultrapassa qualquer entender. Entender é sempre limitado.



 O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo. Estou pensando."



Sonhe com aquilo que você quer ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que quer.




Diva L.


Fontes: Youtube, www.claricelispector.com.br, Estadão

4 Devaneios:

Compartilhando Sentidos disse...

Que bela postagem! Tenho uma prima que simplesmente adoro os textos de Lispector. Já encaminhei o linck para ela!

bjo e bom final de semana.

"Aquilo que ainda vai ser depois - é agora."

Pozzi disse...

Muito lindo, Clarice sempre Clarice!
"Renda-se, como eu me rendi. Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. Não se preocupe em entender, viver ultrapassa qualquer entendimento."
Clarice Lispector

Pozzi disse...

xeroooosss minhas eternas DIVAS!!

Angella Reis disse...

Que bela postagem Diva! Amo demais Clarice.

Obrigada por sua visita e pelo carinho das palavras. Gostei imenso! beijooo *-*

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons