Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Por onde andam Diana Pequeno e Taiguara?

Baiana de Salvador, estudou Engenharia Elétrica, teatro e música no interior. Mas, foi em São Paulo no final da década de 70 que lançou-se como cantora e, foi nesse primeiro disco, que a voz melodiosa de Diana Pequeno se perpetuaram, e foi bastante elogiada pela crítica ao interpretar a versão Blowin' In The Wind, de Bob Dylan.


Na década de 80 participou de festivais na extinta TV Tupi e na Globo, além de apresentar-se, ao longo de seus mais de vinte anos de carreira, em diversos países, entre os quais, o Japão, onde recebeu o prêmio originalidade com a música "Papagaio dos cajueiros". Com repertório eclético, em seus diversos discos já gravou baião, xote, música latina e pop.

No final da década, mais precisamente, em 89 gravou o LP "O mistério das estrelas" , só retornando em 2001, quando lançou seu sétimo disco, pelo selo Rádio Mec, com clássicos da música popular brasileira de autoria de Carlos Gomes, Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga e Guerra Peixe, além de canções folclóricas e algumas mais novas de Edu Lobo e Dorival Caymmi que se integram perfeitamente às demais. Dizem que ficou mais de um ano pesquisando repertório.

Em 2003, apresentou-se no programa "A vida é um show", apresentado por Miéle na TVE, quando falou de sua vida e de sua carreira.

A última aparição pública conhecida de Dianna Pequeno foi em sua terra natal, no ano de 2005. Mais precisamente no projeto "Pelourinho Dia e Noite". Desde então, ela sumiu. Apenas pessoas amigas e íntimas dela, como o percussionista Papete, o Zeca (moderador de sua comunidade no Orkut) e o Zé Roberto(presidente do fã-clube), possuem contato com ela. Alguns dizem que Dianna fechou-se como profissional de engenharia. Outros, que ela encontra-se em projetos futuros. A verdade, só ela e a irmã sabem.

Atualmente, ela mora no Rio de Janeiro. Por conta da saúde do sobrinho, Yuri, a família acabou saindo de São Paulo (ele sofre de asma e a poluição de "Sampa" não lhe fazia bem).

Uruguaio de Montevidéu, Taiguara Chalar da Silva, ou simplesmente, Taiguara, veio para o Brasil com 4 anos. Na década de 60 fez carreira em festivais, tendo se firmado como compositor de baladas até meados dos anos 70.

Considerado um dos símbolos da resistência, foi um dos compositores mais censurados na historia da MPB, tendo cerca de 100 canções vetadas. Nesta época, muitas de suas composições foram creditandas a sua mulher para conseguir liberação das faixas. Tendo morado em diferentes países (Brasil, Inglaterra, Etiópia, França, Tanzânia), a música de Taiguara assimilou diversas influências.

Os problemas com a censura eventualmente o levaram a se auto-exilar na Inglaterra em meados de 1973 e, em 75, voltou ao Brasil, mas o espetáculo de lançamento do seu disco foi cancelado, e todas as cópias recolhidas. Em seguida, partiu para o segundo auto-exílio que o levaria à África e à Europa por vários anos.
Em meados dos anos 80, voltou ao Brasil, gravando guarânias paraguaias e outros ritmos latinos. Também pesquisou a música africana para lançar "Brasil Afri" em 1994. Alguns de seus sucessos são "Hoje", "Universo do Teu Corpo", "Viagem".

Faleceu em 1996 devido a um persistente câncer na bexiga.

Fonte: All Brazilian Music, Por onde canta

7 Devaneios:

Anônimo disse...

Mas eu gostaria de saber por onde ela anda... Gosto muito dela. Será que alguém poderia nos dizer??

Diva Lali disse...

Olá, anônimo! Tbm curto muito a Diana Pequeno, é realmente lamentável que tenha sumido. Tenho buscado informações a respeito e, em breve, estarei postando, é só acompanhar. Obrigada por comentar e fique à vontade para compartilhar informações, sugerir ou criticar. É um prazer tê-lo conosco.

Bjo grande e abraço na alma.

BLOG DO ZÉ ROBERTO disse...

Opa, eu também busco informações sobre a dianna, mas infelizmente ele desapareceu.. Uma grande cantora, excelente voz...

elias gilse de almeida xavier disse...

olá diana pequeno sou seu fã desde os anos oitenta , quando vc fez um lindo show em vitoria no es eu tive a gratidão ede assistir o melhor show da m/ vidafoi numa barracA DO dec dep. de cultura do es , foi maravilhoso e eu sepre compro os seus cds te adoro vc é linda e talentosa parabens diana de elias almeida xavier de são jose do calçado es

icoosta disse...

Ola! Diana quero te ouvir canta venha fazer show aqui em Salvdor. Venha Diana. Saudades mil

Attilio Accorsi disse...

Sempre gostei muito da música e da voz de Diana Pequeno. Uma das melhores cantoras que o Brasil já viu. Saudades.....

Anônimo disse...

Tenho certeza de que a ouviremos
e veremos novamente. É NECESSÁRIO
alguém que traga AMOR e PAZ na voz
para nos acalentar, neste mundo tão conturbado em que vivemos.
Precisamos de AMOR e VERDADE,como
GANDHI nos ensinou.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons