Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

quinta-feira, 16 de agosto de 2012

O Homem é um ser social

Homem, ser humano, animal bípede da ordem dos primatas pertencente à subespécie Homo Sapiens. Ser dotado de inteligência capaz de ultrapassar os limites, de povoar a terra, de criar,  inventar, descobrir.

Um ser pensante que por ser frágil não sabe viver isolado, precisa da interação com seus semelhantes afim de buscar o seu auto-conhecimento, capta e guarda informações e portanto atinge níveis de consciência, melhorando, assim, o convívio social.
O homem é um ser social porque ainda não aprendeu a viver sozinho, somos sociais não apenas porque dependemos de outros para viver, mas porque os outros influenciam na maneira como convivemos conosco mesmos e com aquilo que fazemos.

Eugênio Mussak
Tomando café
  
Jantando no restaurante favorito
Visitando um museu

Numa lanchonete


Relaxando na praia


Em um encontro – Namorados


Dando uma volta pela cidade

 Reconhecemos o valor da tecnologia, mas quando não sabemos fazer bom uso, o isolamento social é gritante.  Precisamos interagir com as pessoas, afinal somos seres humanos e não máquinas.

Nota: Bom,  as imagens são parte de um e-mail enviado por minha amiga psicóloga, Ilma Melo. Não foi mera coincidência. Infelizmente me identifico em várias situações. Não me considero vítima da tecnologia, nem vilã. No entanto, é sempre bom atentar aos sinais e jamais trocar o olho no olho, o toque e os sentimentos, por qualquer outra tela, seja do PC ou do celular. O espelho da alma jamais mente. Incrível como nos habituamos  e nos deixamos levar pela urgência. Tudo passou a ser urgente e o excesso de tecnologia nos dá a sensação de que estamos tão rápidos que jamais ficaremos no meio do caminho, mas na verdade, urgente mesmo é viver.... sem pressa.

Obrigada, doutora Ilma.

Elô Araújo



3 Devaneios:

Milton Kennedy disse...

Oi amiga Diva, você deve ter percebido que estive ausente da blogsfera, é que ainda estou recuperando das dores no braço.
Puxa, este post está incrível, tema super importante. Já vi caso em que uma pessoa recebeu felicitações de aniversário pelo Face mas quando encontrou com a mesma amiga na rua ela não falou nada... nem um abraço... preocupante isto.

Há algum tempo li em um livro sobre a preocupação que o homem tem em viajar à outros planetas, porém não se dá ao trabalho de atravessar a rua e visitar o vizinho, saber como ele está. Façamos nossa parte!

Elô Araújo disse...

Oi, meu querido Milton!
Com certeza percebi tua ausência, mas deduzi que era esse tempo corrido. Fico feliz que estejas bem e desejo q essas dores o abandonem e o deixem compartilhar conosco desse teu cérebro maravilhoso.

Quanto ao post, infelizmente é a realidade. Tecnologia facilita e tornou-se uma necessidade extrema. No entanto, mas se não soubermos utilizar, nos afasta do próximo e, o pior, c a triste ilusão que nos aproxima.

Bjo grande e abraço apertado na alma.

Anônimo disse...

Gostei bastante!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons