Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Em tempo - Viva Elis: Maria Rita emociona o Recife

"Nivea Viva Elis é uma homenagem a maior diva da música brasileira, Elis Regina. Pela primeira vez Maria Rita fará shows cantando apenas música de sua mãe" (site oficial Nivea)

 
Recife, Parque Dona Lindu. Final de tarde, primeiro dia do mês de abril. Domingo, céu claro, tempo quente. De cenário, a praia de Boa Viagem. Em um parque cerca de 30 mil pessoas (número estimado pelos organizadores), se aglomeravam para se emocionar e emocionar. 
Depois de andar cerca de dois quilômetros, pois às 16h horas já era impossível estacionar próximo ao local do show, finalmente cheguei ao Dona Lindu que, como já era esperado,  estava lotado. 

Antes do show, toda uma atmosfera foi criada, um vídeo mostrava entrevistas e apresentações da Elis, além de Maria Rita explicando porque levou tanto tempo para fazer uma homenagem a sua mãe. "A verdade é que eu me emociono muito ao falar dela. Mãe é mãe".  Depois de ver o vídeo centena de milhares de vezes por duas horas, e o espaço tornar-se cada vez menor (acredito que todo Pernambuco marcou um encontro lá), eis que as expectativas foram atendidas. Às 18h10 sobe ao palco um dos maiores exemplos de DNA da história da Música Popular Brasileira: Maria Rita.  O Projeto Viva Elis, promovido pela Nivea em homenagem a grande diva Elis Regina, teve sua estreia em Porto Alegre, cidade onde nasceu. O evento encerrou as comemorações de aniversário do Recife... Foi simplesmente inesquecível!!!

O Parque Dona Lindu virou um mar de gente

Maria Rita -  Há algum tempo estava devendo um post sobre Maria Rita, mas sempre esbarrava em alguns conceitos (Ou preconceitos), até porque eu não entendia o motivo pelo qual, no começo da carreira, Maria Rita economizava nos comentários sobre a mãe. Enfim, ao assisti-la  ao vivo e em cores, é impossível ficar indiferente ou não reconhecer o talento desta moça.  Foi realmente emocionante vê-la falar sobre Elis e sobre fatos, até então, desconhecidos do público.

Maria Rita fala sobre a relação com o Recife



“Ao me deparar com as canções mais delicadas, femininas, me perguntei como seria nossa relação de mãe e filha. Entendi o que teríamos em comum e que seríamos muito amigas”, afirmou, antes de cantar Essa mulher e Se eu quiser falar com Deus.

Elis ou Maria Rita? Ah, ela é uma cópia da Elis?! É verdade,  por diversos momentos, a sensação de estar ouvindo e vendo Elis era unânime e inevitável. Acredito que as comparações acompanharão Maria Rita até a eternidade (Como sempre exagerada). Mas, diante da magnitude do momento, isso tornou-se apenas um detalhe.
"Que bom que vocês entendem que isso é uma homenagem à maior cantora que este país já teve e jamais terá. Enquanto ela estiver viva no coração dos fãs, tudo o que ela fez terá valido a pena e ela não estará longe, mas aqui bem perto de nós"
Maria Rita se emociona ao cantar "Como os nossos pais"
Foto: Dayvison Nunes/JC Imagens
Logo no comecinho do show, a emoção era evidente e anunciava que seria impossível não embarcar com ela. Confesso, perdi a voz ao cantar "Como os nossos pais", e foi de arrepiar ver a filha da Pimentinha chorar. E o que dizer da interpretação de sucessos como Romaria, Arrastão, Águas de Março, Maria Maria e tantas outras? Ah, Maria Rita se agigantou ao conversar com o público e exaltar a genialidade de Elis e declarar o seu amor. "Que bom que vocês entendem que isso é uma homenagem à maior cantora que este país já teve e jamais terá. Enquanto ela estiver viva no coração dos fãs, tudo o que ela fez terá valido a pena e ela não estará longe, mas aqui bem perto de nós".



Acham que estou exagerando? Pode ser, mas sem constrangimentos gritei e chorei,  ao vê-la interpretar Fascinação, com uma personalidade e afinação de causar inveja... Puro êxtase! Nossa, estou falando de Elis ou de Maria Rita?  Boa pergunta!!!

Por hora, digamos que estou falando das  duas. Impossível falar em Maria Rita e não compará-la a Elis depois de mais de duas horas de show, até porque o projeto é em homenagem a ela, então, tudo foi liberado, tudo foi perdoado. Trejeitos, entonação, gingado, agudos, dedo em riste (frequentemente usado por Elis)... Em alguns momentos o olhar triste foi um detalhe, mas que pode-se atribuir ao fato de ser a primeira vez na carreira, que ela cantou um repertório composto exclusivamente por canções gravadas e eternizadas pela mãe. Detalhe: foram 25 canções e mais 3 no bis...Cristalizaram o tamanho da responsabilidade!!!

Impossível fugir das comparações e críticas, as quais acredito que ela se saiu com louvor. Prova disso foi que, durante a apresentação, ouvia-se por diversas vezes o eco de fãs emocionados: "Elis! Elis! Elis!!!

O Projeto - O avant-première aconteceu no dia 19/03, no Rio de Janeiro, Maria Rita subiu ao palco e encantou a plateia de convidados especiais, interpretando, pela primeira vez canções eternizadas na voz de sua mãe, Elis Regina. O projeto prevê ainda apresentação em mais três capitais:  Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro, além de exposição sobre a história de Elis em mais de 500 fotos, entrevistas, posters de shows, objetos pessoais e materiais inéditos.


Diva L.



Fonte: Site Oficial, Youtube

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons