Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Uma chuva de poesia

Diante de uma iniciativa desse nível, não dá pra ficar indiferente. Achei fantástica a comemoração e as boa-vindas ao novo ano promovida no Chile. Ao contrário das saudações em Terras Brasilis, quando o festival de mediocridade é destaque com músicas de gosto duvidoso, a exemplo de Michel Teló com a sua canção grudenta "Ai se eu te pego" (arghhhh!!!), o Chile promoveu uma chuva de Neruda e outros poetas. 

Segundo divulgado, milhares de pulseiras coloridas com textos dos poetas Pablo Neruda, Gabriela Mistral, Pablo de Rokha e Violeta Parra, entre outros, foram lançadas de dois helicópteros durante toda a noite, no momento em que os chilenos comemoravam o réveillon em vários pontos da cidade. O mesmo aconteceu na cidade de Valparaíso, no litoral pacífico.

"Tira-me o pão, se quiseres,
tira-me o ar, mas não
me tires o teu riso."
Pablo Neruda


 "Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, 
que fazem de cada recuo um ponto de partida 
para um novo avanço"
Gabriela Mistral



"Hacer arte es hacer lenguaje, amados míos,
lenguaje extraño, trunco, espantoso, deforme,
dinámico, flexible y claro como un río para aquellos
que tienen la luz puesta en sí mismos."
Pablo de Rokha



"Gracias a la vida,que me ha dado tanto;me dio dos lucerosque cuando los abroperfecto distingolo negro del blanco,y en el alto cielosu fondo estrellado,y en las multitudesal hombre que yo amo."
Violeta Parra


A ideia da chuva de poesias foi da Fundação Imagem do Chile, e teve como objetivo oferecer aos moradores da cidade, mensagens de alegria na chegado do novo ano, como também, segundo Blas Tomic, diretor-executivo da entidade, divulgar o país no exterior.

Como o que é bom deve ser copiado, tomara que nos próximos anos os organizadores brasileiros atentem para a nossa cultura. Maravilhoso seria contemplar no Recife uma chuva de Manuel Bandeira, Ariano Suassuna, Jomard Muniz de Brito, Lourdes Sarmento, Mauro Mota, Carlos Pena Filho... Afinal, sonhar não custa nada. 

Feliz Sonho Novo!!!


Diva L.

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons