Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

África made in África!!! Lokua Kanza
















Lokua Kanza (nascido em abril de 1958) é um cantor, compositor e arranjador nascido em Bukavu, província de Kivu, na parte oriental da República Democrática do Congo (ex-Zaire).

Primogênito de oito filhos de um pai mongo e uma mãe tutsi, de Ruanda, aprendeu a cantar em coros de igreja e experimentou a guitarra nos conjuntos de rumba do Zaire. Completou os seus estudos no Conservatório de Kinshasa onde, aprendeu a teoria musical, a harmonia e a composição enquanto aperfeiçoava os seus conhecimentos instrumentais.

Após o lançamento de seu primeiro disco Lokua Kanza, em 1993, transformou-se num dos expoentes da música africana no mundo. Dois concertos no Auditorium dês Halles, no centro de Paris, bastaram para transformá-lo num genuíno sucesso. Em 2005, lançou Plus Vivant, cuja tournée mundial chega ao Brasil pela primeira vez.

Em suas canções mistura o francês e o lingala – um dialeto africano.  Devido a sua sensibilidade artística, seduz artistas de horizontes culturais muito distintos, desde Youssou NDour até Patrick Bruel. Com Ismaël Lô, Baaba Maal ou Geoffrey Oryema, Lokua Kanza garante brilhantemente a renovação da música africana.

Ele é conhecido por seu som, soulful folclórico, o que é atípico da música ambiente dancefloor soukous que são comuns no Congo. Lokua Kanza surpreende pelo refinamento e sofisticação musical, sendo considerado hoje um dos maiores astros da música africana.

No Brasil
- Lokua Kanza também se tornou conhecido pelo público brasileiro através de parceria com Dajan, Vanessa da Mata, Ney Matogrosso, Chico César, Regina Spósito (agora Regina Souza), Ana Carolina e Vander Lee.
Teve duas músicas gravadas pela cantora Luiza Possi e também por Gal Costa.
Atualmente, mora no Rio de Janeiro.
Fez um show com Zeca Baleiro no Rock in Rio 2011.

Aumentem o som... Lokua Kanza!!!






Fonte: Youtube, Wikipédia, Site Oficial

2 Devaneios:

Everson Russo disse...

Sucesso pra ele dessa África de tão belos costumes...beijos de bom dia pra ti querida.

Elô Araújo disse...

Em tempo, obrigada por comentar, meu querido.
Realmente, a África é belíssima e muito tem a nos enriquecer.

Bj imenso.
Diva L.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons