Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Alegria, alegria!

Embora para alguns o fato de ser alegre represente uma afronta mediante o grande caos no qual transformamos o mundo, eu sigo a minha estrada movimentando os 23 músculos e jogando o meu sorriso caminho afora. O rótulo de idiota ou alienada não me incomoda, pra falar a verdade, só os chatos me incomodam. Bom, o conceito de chato é relativo, afinal tudo na vida depende do repertório, do ângulo de visão e da posição do vento. O que pra mim é um Galvão Bueno, pra outros é um Ayrton Senna. Como eu disse tudo é uma questão de repertório.

É comum algumas pessoas confundirem alegria com felicidade.  Embora os estudiosos e dicionários insistam em colocá-los como sinônimos, na minha ótica são diferentes. Podemos ser alegres e estarmos tristes, por que não? Ficou confuso? Então pensem comigo, alegria é algo que vem de dentro, brota da alma, não precisa de elementos externos para se manifestar, é algo constante. Portanto, podemos até estar em situações adversas e acometidos pela tristeza, mas a alegria naturalmente não nos deixa sucumbir, ela nos renova. Lembram da resiliência? Pois é disso que estou falando. A alegria que vem de dentro não precisa de motivos para se manifestar, até mesmo quando não é visível, isto é, não é necessário o sorriso para identificarmos a sua existência.

Enquanto a alegria é algo de dentro pra fora, a felicidade vem em ordem inversa. Situações, momentos, conquistas, elementos externos que nos tornam felizes, portanto, é efêmera. A felicidade sem a alegria é como bolhas de sabão que explodem ao simples sopro, mas se desfazem  levadas pelo vento. Por esta razão, a necessidade de buscarmos e cultivarmos a alegria genuína, com base em sentimentos igualmente genuínos, o estar feliz significa externar a alegria.

Como dizia o Gonzaguinha: ”Viver e não ter a vergonha de ser feliz. Cantar a beleza de ser um eterno aprendiz. Eu sei que a vida devia ser bem melhor e será, mas isso não impede que eu repita, é bonita, é bonita e é bonita”. Embora a vida seja uma dádiva, existem os que optam por  viver à margem da estrada, sob sombras e, de forma egoísta, cultuando agruras. “A minha dor é a maior do mundo”, quão pretensiosos são os que assim pensam. Vocês já atentaram como é mais fácil maldizer, ou denegrir uma imagem do que tecer elogios, ou admitir que um trabalho é espetacular quando não fomos nós que produzimos? 

Ser alegre é para os fortes, para os que não temem os rótulos de alienados, é encarar a dura vida com clareza, mas não se deixar achatar pela mesquinharia, pessimismo e desesperança. Desacreditar de tudo é mais fácil do que acreditar, sair da zona de conforto e fazer acontecer. É mais confortável atribuir aos governantes o grande caos do mundo, do que admitir que joga papel na rua. 

Não sei se fui clara, mas tentei colocar o meu eu. Se me perguntarem se hoje estou feliz, eu respondo sem titubear que não. Hoje eu não estou feliz, pois alguns agentes externos comprometeram o meu estado de felicidade plena. Mas se me perguntarem se hoje estou alegre, a resposta é sim. Sim, eu não estou simplesmente alegre, eu sou alegre.  Não por fatores externos, mas porque olho para dentro do meu ser e sinto, vejo, creio que tudo em minha vida está sob controle. Não sou mais uma na multidão que caminha a passos largos entoando o mantra do caos, nem pauto a minha vida na Lei de Murphy. 

Tudo na vida consiste em acreditar, em alargar o coração, em ser leve. Viva levemente e sem vergonha de ser alegre.  Quanto ao meu sorriso, perdoem-me os tristes, deprimidos e pessimistas, mas estará sempre no caminho... E, parafraseando Drummond: No meio do caminho tinha um sorriso, tinha um sorriso no meio do caminho tinha um sorriso... o meu!

Diva L.



"Muita coisa que ontem parecia importante ou significativa, amanhã virará pó no filtro da memória. Mas o sorriso (...) ah, esse resistirá a todas as ciladas do tempo."
Caio Fernando Abreu

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons