Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

sábado, 25 de setembro de 2010

Vital Farias: O poeta de Taperoá

Nascido em Taperoá, interior da Paraíba,  no dia 23 de janeiro de 1943 e caçula de 14 irmãos, foi alfabetizado com as irmãs através da Literatura de Cordel. Ainda na infância,  sofreu influência de cantadores e repentistas e aos 18 anos, apesar da tradição musical da família, começou a estudar violão sozinho. Aprendeu também trompa e gaita.

Aos 19 anos mudou-se para João Pessoa, onde montou uma banda ao estilo dos Beatles. Estudou violão no conservatório local e conheceu Sivuca e Hermeto Pascoal. Em 1975 mudou-se para o Rio de Janeiro e trabalhou na peça "Gota D'Água", de Chico Buarque, como músico. A partir de então passou a ter algumas músicas de sua autoria gravadas por intérpretes de sucesso, como Marília Barbosa, que registrou "Caso Você Case", incluída na trilha sonora da novela "Saramandaia", da TV Globo. 
Teve outras músicas que fizeram sucesso na voz de outros artistas e incluídas em trilhas de novelas, como "Ai, Que Saudade D'Ocê", composta em 1982 e gravada por Fábio Jr em 1993 para a novela "Renascer". Suas músicas têm acentuado caráter regional, de cantoria e cantiga, aliado ao forte apelo da poesia popular de cordel. Participou, ao lado de Geraldo Azevedo, Xangai e Elomar do show "Cantoria", em 1984, que resultou em um consagrado disco de mesmo nome.


"Essas feridas da vida Margarida
Essas feridas da vida, amarga vida
Pra você gostar de mim"




Fonte: Cliquemusic

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons