Censura no Brasil em pleno século XXI?
Fala sério!!!!!
A temporada 2010 do CQC mal começou e de cara uma péssima notícia para um programa humorístico; seria uma piada de mau gosto, mas no entanto é algo muito sério e que já deveria estar extinto, o monstro de censura.
Uma decisão judicial, em resposta à ação impetrada pela Prefeitura de Barueri contra a Band,
impede a exibição da matéria nesta segunda (15/03), que mostraria que a doação de um aparelho de TV, feito a uma escola municipal da cidade, foi desviada. Um chip colocado dentro
do aparelho revelou que, ao invés de o televisor ser utilizado pelo alunos, acabou sendo usado
pela diretora da referida escola, em sua casa.
A decisão de impedir a matéria foi da juíza Nilza Bueno da Silva, da Vara da Fazenda Pública de Barueri, e afirma que o quadro não pode ir ao ar, sem que seja dado o "Direito de Resposta" à Prefeitura. Em comunicado, a Band afirma que "respeita, mas vai recorrer da decisão".
"Isso configura uma coisa bastante clara chamada censura e significa que estamos no caminho certo", afirmou Tas.
O líder do CQC também não concorda com as alegações da Prefeitura: "Eles alegam que nós não demos o direito de resposta, o que é uma coisa absurda porque a matéria ainda não foi ar e também porque as pessoas acusadas foram ouvidas, por isso que o nome disso é censura",completou.
No Twitter, Danilo Gentili questiona a decisão da juíza: "não é estranho que o Juíz proíba uma matéria de ir pro ar sem ao menos assisti-la?".
Lembrando que, ano passado a própria emissora exigiu que os integrantes do programa pegassem mais leve nas brincadeiras, o que praticamente inutilizou parte de críticas diretas a políticos. A emissora também impediu que uma entrevista com Dunga, técnico da seleção brasileira de futebol, fosse ao ar. Segundo fontes o programa estaria sendo gravado, para ser editado coforme a política da Band, a fim de que não fossem ao ar trechos considerados perigosos e pesados.
Em um claro trocadilho com a violência nacional, lembrando que a censura também é uma forma de violência eu me expresso desse forma: " a violência começa dentro de casa".
Fontes: Amálgama, texto de Murilo Andrade, Aracaju-SE, estuda Biblioteconomia na Universidade Federal de Sergipe. Blog: tvediversao.blogspot.com, www.band.com.br/cqc/
4 Devaneios:
EU FIQUEI MUITO ADMIRADA DE SER COGITADO UMA REPORTAGEM SOBRE BARUERI,POIS AKI SÓ OS CORONEIS PODEM FAZER O Q BEM QUIZEREM
UMA CIDADE COM ORÇAMENTO DE 1 BILHAO E 200,É ISSO MESMO UM BI
ONDE QUE PARA PINTAR AS ESCOLAS OS PAIS DE ALUNOS SAO OBRIGADOS A COMPRAR A TINTA
ONDE NUNCA É FORNECIDO UNIFORMESE NEM MATERIAL ESCOLAR
ONDE COMO DISSE JUCA KFOURI ALGUNS JUIZES GANHAM CASAS E VIAGENS
AKI TUDO ACONTECE!!!!!
Na minha opinião, censura é algo que deveria ter ficado no passado, sem chance de retorno, pois vivemos num país democratico!!
Ou não vivemos?
Mostrar uma verdade pro país, é motivo de censura até quando?
Nossos politicos não tem vergonha na cara, e somos obrigados a aceitar o que eles querem!
As eleições tá ai, e quem vota nesse tipo de politico, colabora pra que continue esta censura no Brasil!!
Acordaaa Genteee, vamos lutar pra um país mais justo!
Censurar o CQC é comprometer não só a essência do programa mas, principalmente, a tão propagada liberdade de expressão e isso vale para qualquer foma de controle. O fato é realmente lamentável, uma vez que, o fim do AI-5 (pelo menos na forma mais escancarada), era motivo de orgulho e avanço. Será que estamos às vésperas de vivenciar uma nova edição? Putz, é bom se ligar.
É fácil matar a charada...a juíza deve ser petísta ou pior, uma esquerdopata comunista adepta de Chavez.
Como se pode querer democracia numa terra onde existe ditadores em todas as áreas ? e ainda mais na Justiça. Que justiça ? a que ampara e dá cobertura a ladrões ?
Tenham vergonha, já passou da hora, senhores representantes públicos, voces não estão na Venezuela. Porque não procuram um banquinho prá assentar suas bundas gordas no Irã ???
Postar um comentário