Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

terça-feira, 1 de março de 2011

Evoé! O Carnaval de Pernambuco!!!

Como boa pernambucana, conheço bem a expressão,  pois trata-se da letra de um frevo-canção. Mesmo sendo repetida ao longo dos anos, nunca atentei para o significado. Como hoje, primeiro de março, oficialmente, o país adentrou a folia, acordei com essa frase.

Embora aqui já seja Carnaval desde a explosão dos fogos que anunciaram 2011, e em Olinda anos luz antes, o Salto15 resolveu espera um pouco para falar da folia.
Pra começar, optei pelo EVOÉ, assim compartilho com vocês o significado da expressão. Para quem já conhece e sabe o real significado, é sempre bom relembrar, para os que nunca ouviram, repertório ampliado com sucesso...inclusive o meu! É isso!!!

Significado de Evoé

interj. Expressa entusiasmo, exaltação, intensa alegria.
S.m. Brado de evocação a Baco nas orgias: eram evoés e brindes a ecoar em todo o recinto.
Baco (em grego: Βάκχος, transl. Bákkhos; em latim: Bacchus) era um nome alternativo, e posteriormente adotado pelos romanos, do deus grego Dioniso, cujo mito é considerado ainda mais antigo por alguns estudiosos. Os romanos o adotaram, como muitas de suas divindades, estrangeiras à mitologia romana, e o assimilaram com o velho deus itálico Liber Pater. Algumas lendas mencionam que a cidade de Nysa, na Índia  (atual Nagar) teria sido consagrada a ele.
É o deus do vinho, da ebridade, dos excessos, especialment e sexuais, e da natureza. Príapo é um de seus companheiros favoritos (também é considerado seu filho, em algumas versões de seu mito). As festas em sua homenagem eram chamadas de bacanais - a percepção contemporânea de que tais eventos eram "bacanais" no sentido moderno do termo, ou seja, orgias, ainda é motivo de controvérsia.

A pantera, o cântaro, a vinha e um cacho de uvas. Outras associações que não eram feitas com Baco foram atribuídas a Dioniso, como o tirso que ele empunha ocasionalmente.


EVOÉ, EVOÉ
Frevo-canção de Marambá e Aníbal Portela

Evoé, Evoé
O carnaval de Pernambuco,
É vibração, é gozo, é o suco
Graças ao frevo e à Federação

Foliões vivem o prazer
Viva o frevo original
O ideal é sorrir
E eu passo a aferir
Aderindo ao carnaval

Evoé, Evoé ...

Carnaval como se faz
Nesta bela capital
Vale a pena se ver
Pois é bom de doer
É de fato o carnaval

Evoé, Evoé ...

Todo aquele que negar
O prazer que irão cair
Faça o passo e verá
Que no mundo não há
Carnaval como daqui

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons