Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Capiba: O Poeta do Frevo

Filho de um maestro, nasceu em Pernambuco e mudou-se para a Paraíba na infância. Aprendeu música com o pai, assim como seus 12 irmãos. O apelido Capiba (que na gíria local designava "jumento") era extensivo a toda a família, e, segundo dizem, foi inaugurado pelo avô do compositor, que era baixinho e teimoso. Aos 16 anos atuava como pianista no cinema de Campina Grande, e nessa época chegou a pensar em seguir carreira como jogador de futebol. 

Aos 20 anos a família obrigou-o a abandonar a música e a bola para estudar. Foi para João Pessoa, mas continuou tocando e compondo, e em 1925, além de empregar-se mais uma vez como pianista de cinema, sua valsa "Meu Destino" foi editada. Em 1930 conseguiu um emprego no Banco do Brasil e foi para Recife. Lá entrou para a popular Jazz Band Acadêmica e compôs seu primeiro e mais famoso frevo, "É de Amargar", em 1934, vencendo um concurso de músicas de carnaval. O frevo foi gravado por Mário Reis no Rio de Janeiro, com enorme sucesso, e consagrou Capiba como expoente do gênero. 

Outros frevos de sucesso que se seguiram foram "Manda Essa Tristeza Embora" (1935) e "Quem Vai Pra Farol É o Bonde de Olinda" (1937). Ganhou diversos prêmios em concursos de música, tendo composições gravadas por intérpretes consagrados. Em 1943, Nelson Gonçalves lançou o samba-canção "Maria Bethânia", que rapidamente se tornou um sucesso nacional. Compôs para teatro, em peças de Ariano Suassuna, e com este integrou o Movimento Armorial na década de 70, escrevendo a "Grande Missa Armorial" e a peça "Terra sem Lei". 


No fim da década de 40 conheceu o maestro Guerra-Peixe, e com ele tomou aulas de harmonia e contraponto, chegando a compor peças sinfônicas e de câmara. Nos anos 60 compôs em parceria com Vinicius de Moraes (musicou o "Soneto da Felicidade") e com Carlos Pena Filho compôs a melodia que seria uma de suas mais famosas, o samba "A Mesma Rosa Amarela". 

Depois de se aposentar, resolveu participar dos festivais de música. No II Festival Internacional da Canção, em 1967, obteve o 5º lugar com "São os do Norte que Vêm" (com Ariano Suassuna), defendida por Claudionor Germano, o maior intérprete dos seus frevos. No ano seguinte, concorreu no mesmo festival com "A Cantiga de Jesuíno" (também com Suassuna) e "Por Causa de um Amor". Vários discos foram lançados e eventos foram promovidos em homenagem a Capiba e à sua música. Um livro ("Capiba, É Frevo, Meu Bem") foi lançado em 1986.

Capiba escreveu mais de 200 canções, em sua maioria de frevo, mas também de samba e música erudita.


Parceiros 
Capiba teve diversos parceiros nas suas composições. Alguns deles:
  • Carlos Pena Filho
  • Fernando Lobo
  • Carlos Drummond de Andrade
  • Manuel Bandeira
  • Vinícius de Moraes
  • Ariano Suassuna
  • João Cabral de Mello Neto
  • Ascenso Ferreira
  • Jorge de Lima
  •  
Fonte: Wikipédia, Cliquemusic

1 Devaneios:

Nilson Barcelli disse...

Acho que não conheço nada dele.
Mas talvez não saiba identificar a música como sendo dele...
Beijos, querida amiga Diva.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons