Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O revolucionário Itamar Assumpção

Underground, indecifrável, indefinível...Rotulado como artista de "vanguarda" e "maldito", começou a se apresentar em shows no final da década de 70, na Lira Paulistana em São Paulo, ao lado de Arrigo Barnabé, Premeditando o Breque e Grupo Rumo.

Ele misturou rock, samba, reggae, pop e funk, com poesia, vídeo, dança e teatro,  criando uma linguagem urbana e performances importantes para consolidar um espaço de experimentação
.  Gravou três discos independentes nos anos 80 antes de "Intercontinental! Quem Diria! Era Só o que Faltava...", lançado em 1988 pela Continental.

Abram alas para a genialidade deste que temperou de ginga a nossa música.


"Por mais que eu fume, 
fume não consigo estar imune
Incólume desse ciúme 
quando sinto o seu perfume"


  
Francisco José Itamar de Assumpção nasceu em Tietê, SP, em 13 de setembro de 1949, foi destaque na cena independente e alternativa de São Paulo nos anos 1980 e 1990.  Poeta e músico genial, viveu à margem da mídia, recusando-se inclusive a editar suas músicas e a entrar no que chamava de sistema. 

Negro, foi parar na cadeia com 23 anos de idade, quando esperava um ônibus na Rodoviária de Londrina com sua mala e um toca-fitas. Passou cinco dias preso e incomunicável, num cubículo com mais uns quinze caras lá dentro, todos de cócoras porque não havia espaço para deitar. Itamar afirmou que não usou essa experiência em música, no entanto é interessante notar que a primeira banda que formou chamava-se Isca de Polícia, e até hoje, é difícil alguém pensar em Itamar Assumpção sem chamar pelo Nego Dito.

Faleceu vítima de câncer, em 12 de junho de 2003 - mais do que um grande compositor, o Brasil perdeu um gênio, um mito, aquele que mais inovou a música paulista.



"Vou tirar você do dicionário", uma de suas mais belas canções interpretada pela filha, Anelis Assumpção e Zélia Duncan, que desde o seu primeiro disco, grava canções de Itamar e afirma que ele a ajuda fortalecer seu discurso e trabalho.

Fontes: Wikipédia, Cliquemusic, MPBNet, apoeticadezd.blogspot.com

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons