Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Goiânia: O mortal céu azul 137!

Há 23 anos, aconteceu a pior tragédia radioativa do Brasil e uma das maiores do mundo. Após todos esses anos, o preconceito ainda é pior que a própria contaminação. Pessoas que foram contaminadas não conseguem empregos e nem um centro referencial de estudo para acompanhamento das vítimas, tiveram que começar a vida do zero, perderam amigos e parte da família, além de um efeito psicológico devastador.









césio: do latim "caesium" , que significa "céu azul"

O maior acidente já ocorrido com o Césio 137 foi na cidade de Goiânia, em 13 de setembro de 1987. Toda a tragédia foi decorrente de um descuido na fiscalização do lixo radioativo, onde catadores de sucata retiraram de um aparelho de radioterapia abandonado aquilo que seria fatal: a cápsula misteriosa. Dentro desta cápsula encontraram algo jamais visto, tinha aspecto brilhante e encantava a todos, este material foi distribuído entre curiosos, inclusive crianças. A beleza radiante fez com que passassem o material até pelo próprio corpo: era o brilho da morte.

Fonte:Quimica.net. / energiatomica.hpg.ig.com/ greenpeace.org.br/ taringa.net

4 Devaneios:

Unknown disse...

Nunca tinha ouvido falar deste acidente, mas eles acontecem e marcam as pessoas e as suas vidas terminam.

Elô Araújo disse...

Ficou o nó na garganta. É triste ver tanto sofrimento desnecessário (aliás, nenhum sofrimento é necessário), e que poderia ter sido evitado. Mas é chover no molhado. Infelizmente, famílias foram destruídas. Parabéns por reavivar a nossa memória, fatos assim não podem nem devem ser esquecidos.

lexotan disse...

De fato algo pra lamentar e refletir. No Brasil costumamos justificar fatos como esse absurdo com a fatídica frase: " só no Brasil mesmo". Após esse acontecimento muita coisa mudou no nosso país no ramo da medicina nuclear, e acreditem, ôh incrédulos brasileiros ferrenhos, mudou pra melhor. Todo serviço de radioterapia hj, precisa ser aprovado e registrado pela CNEN (comissão nacional de energia nuclear), devendo ser criando protocolos para radioproteção, procedimento para manuseio e armazenamento. Serviços para controle rigorosos para importação e manuseio do material também são egixidos. Além disso existem hj no Brasil a modernização das máquinas de radioterapia que não usam mais materiais radioativos e sim feixes de elétrons acelerados. Ainda existe uma Brasil q sabe aprender com seus erros.

Sempre vale a pena lembramos do passado para construirmos o futuro, beijos Kakauzita.

Kakau disse...

Infelizmente meus amigos, sempre aprendemos com os erros, mas nesse caso, muitas vidas foram perdidas e outras tantas ainda condenadas por negligência de uns poucos que ainda não pagaram pela irresponsabilidade!!!

bjuss!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons