Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Para relaxar...

Hoje resolvi mudar um pouco a rotina, com isso, fiz uma longa caminhada para bombear oxigênio nesse cérebro cansado e, pra minha surpresa, parafraseando o Drummond, no meio do caminho tinha uma cidreira, tinha uma cidreira no meio do caminho, tinha uma cidreira. Ainda lembro dos tempos de criança, quando junto a minha mãe, essas caminhadas eram diárias. O mais interessante é que caminhávamos sempre no mesmo local e esse, para alegria minha e dela, tinha inúmeras plantações de cidreira. 

Sempre aproveitávamos para colher, pois era a garantia de um bom chá no final da tarde.  Chá de cidreira, biscoitos e inúmeras histórias contadas por minha mãe, sempre com o mesmo olhar brilhante. Entre uma xícara e outra do chá docinho, boas gargalhadas. Bastou esbarrar nas plantações, para relembrar momento únicos que não voltam. 




Em meio a essa viagem, dei uma pesquisadinha básica sobre a erva e fiquei surpresa ao descobrir o que estava ingerindo sem ter a menor noção dos efeitos, sendo o mais interessante, a explicação para tantas risadas sem motivos aparentes. A erva cidreira que eu pensava ser apenas um calmante, possui inúmeros usos terapêuticos. É adstringente, analgésica, antialérgica, antiespasmódica, antiinflamatória, antimicrobiana, antinevrálgica, anti-séptica, antiviral, carminativa, cicatrizante, digestiva, hipotensora, relaxante. Internamente combate: pressão alta, infecções virais (gripes, herpes, cachumba e varicela) ansiedade, cãibras intestinais, catarros crônicos, cólica, crise nervosa, depressão, dor de cabeça, dores nos olhos, dores espasmódicas das vias digestivas, enjôo, enxaquecas, epilepsia, espasmo, fadiga, gases, icterícia, insônia, irregularidades menstruais, má circulação sangüínea, palpitação, problemas digestivos, problemas nervosos, problemas hepáticos e biliares. Externamente combate: celulite (Uhuuuuu), erupções, problemas de pele (limpa e cicatriza acne, revigorante, combate oleosidade), feridas, picada de inseto, e também é usado em perfumaria.

Ufaaaaaaaaaaaaaaa!!!

Na verdade, independente de todas as indicações da cidreira, o bom mesmo era o papo animado com minha a  mãe. O chá podia ser qualquer outro, o local também, mas nada substitui o olhar de dona "Buenos", nenhum calmante natural ou não, me deixava mais tranquila ou feliz. Ela era única. Portanto, não abram mão de momentos com pessoas que fazem bem. Amigos, irmãos, pais. Momentos passam, lembranças são eternas.


PS: Entenderam porque sou tão calminha? :P 

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons