Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Muito Prazer, eu sou o Brega!!! Reginaldo "Rei" Rossi

Faz tempo que estou devendo esse post. Mas tudo tem o momento apropriado, e hoje chegou o dia. Reginaldo Rossi está para o brega, como Roberto Carlos está para a música romântica. Eu, particularmente, o considero um gênio no estilo. Ao falar ou, até mesmo, pensar em brega, a primeira letra que vem a lembrança é:

 "Garçom! Aqui!
Nessa mesa de bar
Você já cansou de escutar
Centenas de casos de amor..
."
...
E por aí vai até o sol nascer.
Além de tantas outras composições que marcaram a sua trajetória e, mesmo não agradando à gregos e troianos, é inegável a contribuição deste ícone para a história da música popular brega. Dono de um estilo próprio e de uma personalidade irreverente, Rossi tornou-se uma lenda. 



Ao iniciar a carreira em 1964 cantando Iê-iê-iê, sob a influência dos Beatles, ele imitava o Roberto Carlos e, também, foi um dos importantes integrantes da Jovem Guarda.  Com uma legião de fãs espalhada pelo país, o cantor e compositor recifense, orgulha-se ao dizer que foi o primeiro cantor de rock do Nordeste, quando comandava o grupo The Silver Jets.



 Carismático e dono de um senso de humor invejável, assim ele se define:
“Não sei o que vou cantar e o show vai rolando naturalmente. Eu descontraio o ambiente. Não entro para cantar com maquiagem nem com roupas estrambólicas. Sou eu mesmo o tempo todo”.
“Sou apenas um Cantor. A diferença entre o brega e o chique só começou a existir depois da década de 60. Quem falasse mal do regime militar era chique”.
"Eu não gosto de metáfora. Eu detesto metáfora, eu gosto da coisa dita na cara. Então, quando eu escrevo dizendo na cara da pessoa" ( ao comentar sobre a música Em Plena Lua de Mel)
Quem o ver no palco não imagina que ele foi estudante de Engenharia Civil (não concluiu) ou ainda,  professor de Física e Matemática, uma vez que, são atividades distantes do meio artístico (Pelo menos teoricamente).




Sua primeira gravação foi "O Pão", nome do seu primeiro disco, lançado em 1965 pela Chantecler. O sucesso veio mesmo com "Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme", regravada dezenas de vezes por vários artistas. Nos anos 70 saiu da cena roqueira jovem e dedicou-se ao repertório popular e reconhecidamente brega, fazendo imenso sucesso no Nordeste e permanecendo praticamente esquecido no eixo Rio-São Paulo. Em 1987, a música "Garçom" foi outro sucesso, sendo mencionada como uma das primeiras músicas cantadas por vários cantores que fizeram sucesso depois, a exemplo de Ivete Sangalo.


  
Essa é pra dançar agarradinhooooooo!!!
Showwwwwww!!! 


De Brega à Cult - No final da década de 90 houve um ressurgimento de Reginaldo Rossi no sul do país, provocando relançamento de seus discos em CD. O cantor e compositor passou a ser visto como "cult" e assinou contrato com a gravadora Sony. Com cerca de 50 discos lançados, entre inéditos e coletâneas, lançou mais dois em 1999, "King" e "Brilhante", tendo o primeiro as participações de Erasmo Carlos, Wanderléa e Planet Hemp

Além de cantar as dores do amor, traições e paixões, Reginaldo abre espaço para declarar o seu amor e falar das riquezas da sua terra. Pernambuco, Recife, Olinda e a Ilha de Itamaracá foram homenageadas em suas composições. Em 2007, a música popularmente conhecida como "Recife Paraíso Tropical", foi tema do vídeo comemorativo dos 470 anos da cidade, produzido pela Rede Globo Nordeste. 





 Maiores sucessos - "Mon Amour, Meu Bem, Ma Femme",  "Tô Doidão", "Gênio Cabeludo", "Garçom", "Por que Você Já Não Me Mata de uma Vez", "Não Quero Mais Saber de Ti", "Hei de Esquecer", "Aonde Você For Eu Vou Também", "A Raposa e as Uvas", "Leviana", "Em Plena Lua de Mel"(Sucesso recentemente gravado pelo grupo Pedra Letícia), "O Dia do Corno".
 Estatísticas - 
14 discos de ouro
2 discos de platina
1 disco de platina duplo
1 disco de diamante

Aos 66 anos, com mais de trezentas composições gravadas e uma média de 25 shows por mês, em todo o Brasil, Reginaldo Rossi faz jus ao título a ele atribuido, o Rei do Brega.

Fontes: 
www.lastfm.com.br
Wikipédia
CliqueMusic

3 Devaneios:

Terê. disse...

oi amiga! amei essa postagem,bela homenagem ao reginaldo,beijos tere.

Terê. disse...

olá diva L,QUERIDA AMIGA.me perguntam onde busco inspiração para escrever,respondo;são comentarios como o seu que me dão alta estima me poem pra cima,me fazem sentir viva,obrigada ,sua visita sempre será importante,bjus tere.

Kakau disse...

O reginaldo não é só um cantor, além de Gênio ele é tbm, nosso, só nosso, um patrimônio Nacional!!!

Ameiiiiiiiiiiii bjuss!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons