Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

quinta-feira, 29 de julho de 2010

Entre fábulas e devaneios

Aos 5 anos aprendi a ler com os versos da Cecília Meireles, e nunca mais parei...
"No último andar é mais bonito:
do último andar se vê o mar.
É lá que eu quero morar."

Contei muitas histórias olhando as nuvens e inúmeros personagens saltavam da parede úmida do meu quarto. Muitos tesouros escondidos no meu quintal e incontáveis armadilhas para capturar os piratas. Mapas de tesouros que só eu decifrava. Quantas lembranças...
Fui criada solta e de pés descalços e, mesmo assim, nunca precisei de psicólogo por acreditar na Cuca, e nem me tornei mais ou menos feliz ao saber que ela era fruto da mente brilhante do Monteiro Lobato.


Nunca desejei ser Narizinho, mas as travessuras da Emília me fascinavam. E o "Pirlimpimpim" ou a "Mula sem cabeça"? Voar nas asas da imaginação, essa foi a lição ensinada e aplicada ao meu dia-a-dia. Mais crescida, me apaixonei pela Atíria, uma borboleta-detetive que saltava das páginas em uma mistura de fábula e suspense. Considero "O Caso da Borboleta Atíria" de Lúcia Machado de Almeida, um dos mais marcantes livros da minha infância.


Ah, e a Pollyanna e o jogo do contente? Até hoje coloco em prática.
Como diz a Pollyanna: "Muitas vezes me acontece de brincar o jogo do contente sem pensar, a gente fica tão acostumada que brinca sem saber. Em tudo há sempre alguma coisa capaz de deixar a gente alegre; a questão é descobrí-la."

O tempo passa e nos obriga a crescer, mas não necessariamente, temos que abrir mão dos sábios ensinamentos que nos são passados ao longo de nossa existência. Viver consiste em sermos conscientes das nossas falhas mas, também, colocarmos em prática as nossas virtudes. Ver o mundo com olhos de criança não é ser ingênuo, mas ver com simplicidade e acreditar que sempre podemos fazer algo, que em algum lugar o pirlimpimpim pode acontecer.

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons