Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

domingo, 24 de janeiro de 2010

Salve, salve Portugal!!!

Estava dando uma olhada no mapa de acessos do bloguinho e, para minha surpresa, depois da pátria amada salve, salve, os que mais acessam são os nossos irmãos patrícios. Isso mesmo, os irmãos portugueses têm cadeira cativa em nosso espaço. Legal isso, né não?!

Com isso, resolvi dá uma olhada no que tem sido feito além mar e, como não é novis, Portugal é bem mais que Camões, Fernando Pessoa, Pedro Álvares Cabral e Cristiano Ronaldo (aiiiiiii)... claro! Então, navegando rumo ao som português, esbarrei em produções interessantes, até então desconhecidas, pelo menos pra mim. O fado e as baladas românticas estão presentes, e nem poderia ser diferente já que é tradição, mas encontrei muito rock, com guitarras e batidas hiper dançantes, com sacadas de punk rock e hadcore.

Apesar da presença e forte influência americana, onde algumas bandas além dos nomes em também cantam em inglês, é possível identificar o rock alternativo politizado e, podem festejar, em bom português. Com isso, a nossa viagem em terras lusitanas, começa com duas bandas, uma veterana e uma outra que, independente de ser "novinha" (comparada a primeira), produz um som de responsa.
A primeira tem um nome fantástico, bem ao meu estilo. Estou falando de Xutos e Pontapés, verdadeira lenda do rock português. Pelo nome dá pra perceber o estilo: Puro rock revoluncionário, rock de protesto. Eita saudades do Raul, Cazuza, Renato Russo... Mas vamos lá!

No final de 1978, os Zé Pedro, Kalú, Tim e Zé Leonel, tiveram a célebre idéia de formar a banda. As décadas de 80 e 90 foram marcadas por lançamentos, shows, crises e nova formação. No entanto, em 1999, ano de comemoração de 20 anos de estrada, fazem a tournée XX Anos Ao Vivo, onde realizam cerca de 80 concertos, e ganham novo fôlego ao editarem uma copilação de homenagem, XX Anos XX Bandas, com a participação de várias bandas e artistas.

Em 2004 foram agraciados pelo Presidente da República Jorge Sampaio com a Ordem do Infante D. Henrique. Com 30 anos de formação, em setembro de 2009, foram nomeados para os EMA'S na categoria de "Best Portuguese Act" , e em novembro do mesmo ano ganharam esse prémio. A formação atual conta com Zé Pedro (guitarra ritmo), Kalú (bateria), Tim (baixo e voz), João Cabeleira (guitarra solo) e Gui (saxofone). A banda é uma das mais prestigiadas e que agrega o maior número de fãs, independente da idade. Afinal, não é toda banda que se mantém ativa por 30 anos. Uma verdadeira lenda! Aumentem o som e curtam Xutos e Pontapés!!



Linda Martini
é uma dessas bandas que produz um rock alternativo, com influências do Hardcore e do Punk Rock.
Juntos desde 2003, é formada por André Henriques (guitarra e voz) , Pedro Geraldes (guitarra), Hélio Morais (bateria) e Cláudia Guerreiro (baixo). Do passado punk e hardcore herdaram a atitude descomprometida e sincera com que encaram a sua música.











A origem do nome da banda deve-se a uma amiga de Pedro Geraldes que se chamava Linda Martini, que conheceu quando era apresentadora do programa Eramus em Lisboa. Segundo sites especializados, ela ainda hoje fica surpresa ao ver uma banda com o seu nome: Linda Martini.

A banda é uma das mais ouvidas em terras portuguesas. Na primeira semana em que foi disponibilizado no myspace da banda, o primeiro single «Cronófago» foi escutado por mais de 5 mil pessoas. Deu pra sentir, né?! Então, curtam o som, pois é de primeira!


Fonte: Wikipédia, YouTube e Chats Portugueses

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons