Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Made in Brazil

Vocês conhecem Tony Stevens? E Mark Davis ou Uncle Jack? Não?! Claro que sim!

Explosão na década de 70, em meio aos difíceis anos da ditadura, diversos cantores marcaram de forma curiosa a produção musical em nosso país. Com música tipicamente norte-americana, músicos brasileiros adotaram nomes americanizados e foram sucesso em terras brasileira. Esta época ficou conhecida como a geração Made in Brazil.

O mais interessante é que eles continuam com público cativo até hoje. Qual mulher não suspira ao ver o Mark com cara de menino travesso e um doce sorriso cantando: "Senta aqui, não jogue tudo fora, senta aqui"? Aiiiiiiiii, até eu!

Nem todos sabem, mas a voz de Fábio Jr. fez sucesso antes de seu rosto ficar conhecido. No começo dos anos 70, ele cantava em inglês e assinava como Mark Davis e Uncle Jack, cantando "Don´t Let Me Cry" e "I Want to Be Free Again", maiores sucessos na época. Como fingia ser americano, Fábio não podia aparecer.

Grande era a lista dos que adotaram tal estratégia, entre eles o fantástico Tony Stevens, ou melhor, o inesquecível Jessé de Porto Solidão, tocava nas rádios os sucessos "Flying" e "If I Could Remember".


Quem ouve a dupla sertaneja Chrystian & Ralf, nem de longe imagina que eles também começaram cantando em inglês, daí os nomes adotados. Com o hit "Don´t Say GoodBye, Chrystian se via obrigado a cantar em inglês por modismo das gravadoras. No início, ele aparecia quase como um cantor "fantasma", já que na capa de seu disco de estréia, em vez de sua própria foto, vinha o rosto de um modelo. Também não podia aparecer na televisão para que não soubessem que se tratava de um cantor brasileiro.

O Ralf no Brasil e no exterior, gravava sob diversos pseudônimos: 'Don Elliot', 'Ralff', 'Little Robinson', entre outros. Ganhou um disco de ouro no México e conquistou as paradas da Europa com a música 'Lie

Outros nomes que integram a lista e merecem destaque:

O grupo paulistano Pholhas (da Móoca) também cantava em inglês e português, como também, o grupo Light Reflections que fez enorme sucesso com "Tell Me Once Again", que depois viraria comicamente "Telma Eu Não Sou Gay", com Ney Matogrosso; Paul Bryan (Sérgio Sá) com "Listen"; a banda Lee Jackson, com "Hey Girl", grupo formando por músicos que hoje ocupam lugares de direção executiva em algumas grandes gravadoras no Brasil; o grupo Sunday, de Hélio Eduardo Costa Manso, com "I´m Gonna Get Married". Como nesta época a discoteca estava em voga, destaque para o grupo feminino Harmony Cats, que iniciou a carreira com o nome de "Bandits of Love" e especializou-se em fazer versões em inglês de sucessos da MPB em ritmo de disc music.

Fontes: Sites oficiais de Chrystian e Ralf, Jessé, Cliquemusic

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons