Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Nos primórdios do samba

Ernesto Joaquim Maria dos Santos, conhecido como Donga, (Rio de Janeiro, 5 de abril de 1890 - Rio de Janeiro, 25 de agosto de 1974) foi um músico, compositor e violonista brasileiro. Participava das rodas de música na casa da lendária Tia Ciata, ao lado de João da Baiana, Pixinguinha outros. Em 1917 consagrou a gravação de Pelo Telefone, considerado o primeiro samba gravado na história.

Heitor dos Prazeres (Rio de Janeiro, 23 de Setembro de 1898 - Rio de Janeiro, 4 de outubro de 1966) foi um compositor, cantor e pintor autodidata brasileiro. Dominava o clarinete e o cavaquinho, e seus sambas e marchinhas alcançaram projeção nacional. Um dos pioneiros do samba carioca, compôs seu maior sucesso, Pierrô Apaixonado, em parceria com Noel Rosa. Foi um dos fundadores da escola de samba Vai Como Pode, que mais tarde chamou-se GRES Portela. Adotou a pintura como hábito após a morte da esposa e teve seu trabalho reconhecido no Brasil e no exterior, com obras presentes em numerosas exposições.

João da Baiana, nome artístico de João Machado Guedes (Rio de Janeiro, 17 de maio de 1887 - Rio de Janeiro, 12 de janeiro de 1974), era o mais novo de uma família baiana de 12 irmãos. Participou de blocos carnavalescos e é tido como introdutor do pandeiro no samba e sua especialidade era prato e faca, populares nas gravações da época. Algumas de suas composições: "Pelo Amor da Mulata", "Mulher Cruel", "Pedindo Vingança" e "O Futuro É uma Caveira". Em 1968 gravou com Pixinguinha e Clementina de Jesus.

José Barbosa da Silva
mais popularmente conhecido como Sinhô (18 de setembro de 1888 - 4 de agosto de 1930), foi um compositor brasileiro. Considerado um dos mais talentosos compositores de samba, para muitos o maior, da primeira fase do samba carioca. Filho de pintor, foi estimulado pela família a estudar flauta, piano e violão. Casou-se cedo, aos 17 anos, com a portuguesa Henriqueta Ferreira, tendo que labutar para sustentar os três filhos. Tornou-se pianista profissional, animando os bailes de agremiações dançantes. Não perdia nenhuma roda de samba na casa da baiana Tia Ciata, onde encontrava os também sambistas Germano Lopes da Silva, João da Mata, Hilário Jovino Ferreira e Donga. Os seus grandes sambas, como “Ora Vejam Só” e “Gosto que me Enrosco”, parceria com Heitor dos Prazeres, com quem mais tarde brigaria na justiça por direitos autorais.


Fontes: Wikipédia e sites relacionados ao tema

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons