Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Sem prazo de validade

É sempre bom falar em amizade. Tem sentimento mais genuíno e sem pretensões? Pois é, e nesses meu papos e papos em msn e chats, sempre esbarro em histórias que valem a pena contar. Devidamente autorizada, vou compartilhar a história da "dona" Nina e de sua amiga Cláudia. Espero que assim, ao ler, outras pessoas atentem para importância de conquistar e preservar a amizade, sentimento único e pelo qual vale a pena nos deixar envolver. Boa leitura.


Era mais ou menos final da década de 70. Discoteca, "Embalos do Sábado a Noite", Jonh Travolta, Donna Summer, Abba, Carpenters, Elvis Presley. Efervescência, cores e despojamento, tudo personalizou a década de 70, sendo uma época de muitos contrastes. Isto é, em plena ditadura militar os hippies pregavam o amor livre. É nesse cenário que duas então garotinhas se conheceram. Seus nomes? Celina Sales e Cláudia Alves.

Iguais a tantas outras meninas da época, juntas curtiram a novela Dancing Days e, seguindo a tendência, a saia balonê, o rosto vermelhinho de blush, a cintura alta, os moletons listrados, sem esquecer dos óculos Ray-ban estilo Beatles. Aos poucos a cumplicidade foi crescendo e, ao primeiro sinal de desentendimento familiar, a casa da Celina servia de abrigo e esconderijo para Cláudia, o que solidificou a amizade.


Dúvidas, ansiedades, medos, descobertas, elas compartilharam os altos e baixos da adolescência. Espinhas, brigas, namoradinhos... E o que dizer dos agitados anos 80, onde ser exagerado era moda? Bailaram e viajaram ao som de Whan, George Michael ,Tears for fears, Boy George, Lulu Santos, Titãs , RPM, Djavan, Peninha, Biafra...

Mesmo sendo os anos 80 considerado a explosão do pop rock, qual menina não suspirou e "tietou" ao ver os Menudos? Ou ainda, qual não dançou e imitou a coreografia de Michael Jackson em Thriller? Elas não fugiram à regra.

Assim, sobreviveram e vislumbraram os anos 90 e, aos poucos, a então amizade infanto-juvenil foi se solidificando na cumplicidade da troca. Com isso, as famílias também se completavam.
O tempo passou, e as amigas se separaram fisicamente. Cláudia casou e foi morar em Nova Iguaçu, e Nina continuou por pouco tempo a morar na Ilha do Governador, mudando-se para outro bairro, por sinal, muito violento. Preocupada com a amiga, Cláudia conseguiu uma casa próxima a sua. "Não pensei duas vezes, larguei tudo e vim morar perto desta amiga que amo de paixão. As brigas ainda acontecem, mas somos adultas e o amor que nos une sempre fala mais alto", conta Nina.

Rio de Janeiro, 2009. O apelido Nina dado pelo Márcio, irmão caçula da Cláudia, se perpetuou. Hoje, Nina e Cláudia recordam junto com os filhos os momentos e a trajetória desta amizade que já dura 3 décadas. Qual a receita para um relacionamento superar o tempo e as adversidades? Amizade, respeito, confiança e cumplicidade.

O resultado? Mais amizade, mais respeito, mais confiança e mais cumplicidade. Em uma época onde muitos sentimentos foram sacrificados e, infelizmente, o significado real da amizade foi esquecido e banalizado, é renovador ver os filhos destas duas raridades, compartilhando do mesmo sentimento. Se formos analisar, os filhos de uma tornaram-se filhos da outra. Segundo a Nina Sales, elas já conseguem se ver alguns anos a frente, onde os netos também serão amigos. E, como amizade é "contagiosa", a possibilidade disso acontecer não é remota. "Nossos filhos se amam, são unidos e se tratam por primos, me chamam de tia e vice-versa. No niver de 15 anos da Lucianna, o pedido foi que essa união continuasse com os netos que virão e, para nossa surpresa, eles dizsseram que isso seria a peça chave na vida de cada um deles, continuar a amizade que uniu as mães e mostrar que quando é solidificada em algo concreto chamado amor, ela dura por várias gerações", revela Nina.




Criador e criatura - Márcio e Celina "Nina" Sales


Amigos e família- Comemoração dos 18 anos da Lucianna, filha da Cláudia


Passeio em família - Carlos Henrique e Nina Sales, Claudia Alves, Lucianna e Jonnathan

Parabéns a Nina Sales e Cláudia Luci que conseguiram manter e transmitir, de forma genuína, tão precioso sentimento. Que venham as próximas gerações!!!

Fotos: Arquivo família Nina Sales

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons