Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Uma canção, três faces...

Interessante como a música tem o poder de nos envolver e, mais interessante, é ver como uma determinada canção pode, dependendo do motivo e foco, nos tocar de diferentes formas. Essa experiência se deu com a canção Wavin´Flag do rapper somaliano K´naan.

Acompanhem como essa canção é multifacetada e como, em 3 momentos distintos, desperta sentimentos igualmente distintos.

Escolhida para campanha de marketing da Coca-cola para a Copa da África, passou a se chamar Celebration Mix. O single, uma mistura de rap, reggae, hip hop e nuances africanos gerou um ritmo bem gostoso de ouvir e dançar. A letra convida os fãs do futebol a expressarem o amor e a paixão pelo esporte com dança e celebração.


A princípio a canção foi divulgada pela FIFA como a oficial do evento, mas foi substituida (não me perguntem o porquê. Especula-se que pelo fato de ser comercial demais, o que não deixa de ser verdade) pela canção "Waka Waka - Time for Africa, interpretada pela colombiana Shakira. O ritmo é eletrizante. Impossível ficar parado, sendo na minha percepção, a vibração a primeira face desta canção, embora o fator comercial seja explícito.

Confira as outras versões:
Árabe Nancy Ajram
Espanhol David Bisbal

Após ouvir diversas vezes e ver diferentes vídeos, partir para pesquisar um pouco mais sobre o K´naan e a música dançante. Em março a canção foi interpretada por diversos artistas canadenses em uma campanha de solidariedade pelo povo haitiano. O movimento os Jovens Artistas para o Haiti envolve cerca de 50 artistas e músicos do Canadá para incentivar as contribuições para ajudar ao povo do Haiti.
Produzido pelo ícone canadense, Bob Ezrin, a canção foi retrabalhada para incluir letras específicas para o Haiti. Nesta versão "Wavin Flag" encarnar a dor, a paixão e a determinação do povo haitiano e dar a esperança de um futuro melhor. Diante da performance dos artistas envolvidos e do sentimento solidário expresso no vídeo, é impossível não se emocionar.


Versão Haiti

Todos
Quando eu ficar mais velho
Vou ser mais forte
Eles vão me chamar de liberdade
Assim como uma bandeira tremulando

K'naan
Nascido de um trono
Mais antiga que Roma
Mas a tendência violenta
Pessoas pobres da zona

Nelly Furtado
Mas é minha casa
Tudo que eu tenho conhecido

Sam Roberts
Sempre que eu tenho crescido
mas agora ela se foi

Avril Lavigne
Fora da escuridão
nos veio o massacre
ameaçando a minha própria sobrevivência

Pierre Bouvier de Simple Plan
Fraturado minha rua
e quebrou todos os meus sonhos

Tyler[Connolly do Theory of a Deadman
Parece que a derrota para retiro miseráveis

Todos
Assim, batalhando

Kardinal
Lutando para comer

Todos
E nós perguntamos "

Kardinal
Se nós vamos ser livres

Jully Black
Nós não podemos esperar para algum dia fiel
é muito longe então agora eu digo

Todos
Quando eu ficar mais velho
Vou ser mais forte
Eles vão me chamar de liberdade
Assim como a bandeira
E então ele vai voltar

Ahhho ahhho ahhho

Lights
Assim, muitas guerras, acertos de contas

Deryck Whibley, do Sum 41
Tudo o que nós passamos
e agora não há mais

Serena Ryder
Ouço-os dizer o amor é o caminho

Hoggard de Jacob Hedley
O amor é a resposta que é o que dizem

Emily Haines
Mas não somos apenas sonhos
de grievers discriminadas

Hawsley Workman
Nossa mão vai chegar até nós
e (?)

Drake
Isso não pode nos controlar
não, isso não pode nos deter

Chin Injeti
Nós vamos buscá-lo mesmo que ainda lutam

Pierre Lapointe
Au nom de la survie (Em nome da sobrevivência)

Todos
e estamos pensando

Pierre Lapointe
Battant vie pour nsa (lutando por nossas vidas)

Todos
Nós aguardar pacientemente
para algum outro dia

Fefe Dobson e Esthero
isso é muito longe então agora eu digo

Todos
Quando eu ficar mais velho
Vou ser mais forte
Eles vão me chamar de liberdade
Assim como a bandeira
E então ele vai voltar

Drake - Rap
Uhh - bem certo
Como é que quando a mídia deixa de cobertura
e há um pouco de ajuda do governo
nós esquecemos sobre as pessoas que ainda lutam
e assumir que a sua realmente amo todos mais uma vez,
ver não temos que esperar para que as coisas se quebram
Se você não estiveram envolvidos antes que nunca é tarde para começar
provavelmente você acha que é demais para ainda ter que cuidar
também dar uma olhada em onde você vive o que se passou lá?
você tem que saber a vontade de fazer uma mudança está dentro
e nós podemos ser a razão pela qual eles vêem sua ascensão bandeira novamente

Yanofsky Nikki & Drake
Quando eu ficar mais velho
Vou ser mais forte
Eles vão me chamar de liberdade
Assim como uma bandeira tremulando

Matt Mays
e depois ele vai voltar

Justin Nozuka
e depois ele vai voltar

Nikki Yanofsky
Então ele vai voltar

Todos
Quando eu ficar mais velho
Vou ser mais forte
Eles vão me chamar de liberdade
Assim como a bandeira
E então ele vai voltar

Justin Bieber
Quando eu ficar mais velho
Quando eu ficar mais velho
Vou ser mais forte
Apenas como uma bandeira tremulando

Não só o nome original, como também, o foco da música foi adaptado nos dois momentos. A letra claramente ligada a tragédia somali teria sido inspirada na experiência pessoal de K´haan, quando fugiu da guerra civil na Somália aos 14 anos de idade e se estabeleceu em Toronto. Em entrevista à revista The Economist, o cantor revelou que sente "algo como uma culpa por estar vivo" e lembrou que vários dos seus amigos de infância foram assassinados na sua frente, que andou com armas em criança e faz questão de preservar as suas raízes e chamar a atenção para situação que se vive no seu país.

A música vibrante e solidária é na verdade um grito, um hino à liberdade. É difícil descrever como em fração de segundos toda a minha empolgação se viu diminuída frente a profundidade da letra, e deu lugar a reflexão sobre a dura realidade e a luta não só do povo somali, como dos povos assolados pelas guerras.
Em tempo - K’naan nasceu na Somália em 1978, mudou-se para os Estados Unidos e em seguida veio com sua família para Toronto, passando a morar na área de Rexdale. Nascido Keinan Abdi Warsame, ele não falava inglês quando se auto ensinou hip hop e rap, copiando letras e estilo foneticamente. O poeta, rapper e músico, cujo nome significa “viajante” no idioma de seu país natal, saiu pelo mundo, ganhou o premio Juno em 2006 como Gravação de Rap do Ano e colaborou com Nelly Furtado, The Roots, Damian Marley, entre outros.

O vídeo com a letra original de Wavin´Flag, só em outro post...Vale a pena conferir!

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons