Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

Mostrando postagens com marcador diva L.. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador diva L.. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 31 de julho de 2012

Eu poesia

Ainda não era dia e entre sonhos e devaneios
a poesia sem pudores já me seduzia
Os raios do sol ainda não despontavam
e fui despertada com o seu sopro em minha nuca...
Sem reservas, tomou-me em seus braços
sussurou em meus ouvidos frases desconcertantes
Sem licença poética, invadiu meus pensamentos
e dominou os meus sentidos...
E eu, totalmente entregue aos seus desejos
Levitei ao encontro da satisfação
Envolvida e dominada, não pensei (nem quis pensar)
Sentir o toque suave das palavras é uma dádiva
E elas, entre suspiros me diziam baixinho:
Eu explosão e agonia
em um coração dilacerado e transparente,
Sou vontade que vem e passa,
Sou paixão que perturba e se desfaz, 
Sou encatamento e alquimia,
Sou simplesmente, poesia. 

Diva L.

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Aos amigos do Salto15...

Um abraço imenso!!!
 Feliz Dia do Amigo!!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Dia a Dia, Lado a Lado

Uma música que tira os pés do chão... Às vezes (muitas vezes) flutuar é tudo o que precisamos.

Apenas feche os olhos e sinta...
 


Eu sonhei que estava exatamente aqui, olhando pra você
Olhando pra você exatamente aqui
'cê não sabe mais eu tava exatamente aqui, olhando pra você
'cê não sabe mais eu tava exatamente aqui
Pronto para despertar
Perto mesmo de explodir
Parto para não voltar
Pranto para estancar
Tanto para acordar
Tonto de tanto te ver
Perto mesmo de explodir
Prestes a saber por quê
Por que o sol se vai?
Por que um raio cai?
Se a nuvem vento vem
Por que você não vem?

Eu sonhei que estava exatamente aqui, olhando pra você
Olhando pra você exatamente aqui
'cê não sabe mais eu tava exatamente aqui, olhando pra você
'cê não sabe mais eu tava exatamente aqui
Pronto para despertar
Perto mesmo de explodir
Parto para não voltar
Pranto para estancar
Muito para acordar
Tonto de tanto te ver
Perto mesmo de explodir
Prestes a saber por quê
Por que um raio cai?
Por que que o sol se vai?
Se a nuvem vento vem
Por que você não vem?

Por que?... por que que um raio cai?
Por que?... por que que o sol se vai?
Se a nuvem vem também
Por que você não vem?

Nada a ver ficar assim sonhado separado
Se no fundo a gente quer o dia a dia lado a lado
Eu não vou deixar você com esse medo de se aproximar
Pra ter um fim toda história um dia tem que começar
Então me diz por que?... por que que um raio cai?
Por que o sol se vai?
Se não é pra gente perceber que um milagre assim se faz
Por que que o raio cai?
Nada, nada a ver a gente se conter se as ondas desse mar
Não param de bater se as ondas desse mar não param de jogar você no meu olhar.

Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Eu em Mim

E eu que já nem sei de mim
Volto no tempo, refaço o caminho
reviso os sonhos que já nem sei por onde se perderam
E eu perdida em mim
Visto a calça surrada, guardada e cheirando a mofo
O velho tênis está a minha espera para me conduzir de volta...
Ah, o caminho de volta...
Quão difícil é retornar,
retomar,
reviver,
reaprender,
O que pensei já não mais existir
Já nem sei como fazer
O eu em mim que por instantes se perdeu
E quando em mim o eu existia
Em meio aos desalentos de mim se esqueceu
E o eu que por mim sobrevivia
No caminho que outrora sorria,
Descoloriu, apagou e se desfez.

Diva L.

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Forró dos bons!!! Parte 2

O mês de junho se despediu, mas aqui no Salto15 sempre se ouve a sanfona e o chiado da chinela, principalmente no centenário do Gonzagão. 


A nossa cultura é riquíssima e preservar é um dever. Cabe a cada um ensinar aos filhos e netos a real e genuína manifestação popular, para que compreendam o sentido do alavantu e do anarriê. 
Como o que é bom resiste, do lado de cá do Nordeste, ainda ouvimos o forró dos bons, o xote e o baião. 

Então, pra celebrar e receber julho em grande estilo, vamos de forró... Mas forró pra lá de bom. Alavantu!!! Anarriê!!! Damas cumprimentando os cavalheiros e vamosimbora forrozar!!!
  
 
 
  
 
 

domingo, 24 de junho de 2012

Olha pro céu meu amor... É noite de São João!

Olha pro céu meu amor
Vê como ele está lindo
Olha pra'quele balão multicor
Que lá no céu vai sumindo

Foi numa noite
Igual a esta
Que tu me deste
O teu coração
O céu estava
Todinho em festa
Pois era noite de São João
Havia balões no ar
Xote e baião no salão
E no terreiro o seu olhar
Que incendiou meu coração

Composição: Luiz Gonzaga/ José Fernandes - 1951



Ilustração: William Medeiros

sábado, 16 de junho de 2012

Quatro horas e um minuto

Quatro horas
Quatro ônibus levando vinte e quatro pessoas
Tristonhas e solitárias
Quatro horas e um minuto
Acendi um cigarro e a cidade pegou fogo.


Cinco horas
Cinco soldados espancando cinco pivetes
Filhos sem pai
E órfãos de pão
Cinco horas e um minuto
Urinei na ponte e inundei a cidade

Sei horas
O Recife reza
E eu voando pra ver Maria


Miró, poeta recifense.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Dia dos Namorados, propagandas, sapos e abacaxis

Mais um dia dos namorados chega para alegria do comércio e, obviamente, para quem está namorando, claro! Focando na data que não sei qual o motivo, razão ou circunstância, parece chegar cada vez mais veloz, dá a sensação que é comemorada mais de uma vez no ano. Datas de celebrações como o Natal ou Páscoa, ou ainda, feriados concorridos como o Carnaval e São João, demoram muito (eu disse muito!!!) a chegar.  O dia dos namorados não é feriado,  nem ponto facultativo, e o pior, chega tão rápido que não dá tempo de pagar todas as parcelas do presente do ano anterior. Argh!!!
 
Independente do clima romântico, considero o dia dos namorados uma data desesperadora para os repórteres que, todos os anos, têm que cumprir as pautas oficiais: As vendas e dicas do presente ideal para ele e para ela, e as famigeradas promoções dos motéis. E o mais constrangedor, ter que fazer a cara de “olha que assunto interessante e inédito”. Impressionante, mas parece que os pauteiros estão diretamente presos a estes assuntos. Não acredito que uma data tão inspiradora, não produza pautas mais criativas, tipo... Assim... Deixe-me ver... Bom, então, como eu estava falando, a data parece se repetir com uma velocidade extrema... Já falei isso? Já, né? Ok! Brincadeira, gente!!!


Na verdade não sei  o que é mais chato no dia dos namorados (para quem não está namorando, ta?!), se as pautas repetitivas ou a falta de namorado. Não, acho que o mais chato é a overdose de propaganda que todo o tempo mostra maravilhosos casais, os ditos príncipes e princesas, os relacionamentos perfeitos, paixões arrebatadoras e ligadas no 220W. Calma, não pensem que estou desmerecendo a data, de forma alguma, sei como as manifestações de carinho são importantes, mas não só no dia 12 de junho.  

Essa conversa de metade da laranja, príncipe encantado, tampa da panela ou coisas do tipo, pra mim ficaram em um passado muito distante, desde que descobri  que buquês de flores murcham e perdem a beleza, o vigor, e que se tornam lembranças tristes se não forem dados como demonstração de afeto genuíno. E isso vale não só para os casais enamorados, mas para todos com quem mantemos algum tipo de relacionamento. Se as nossas ações não forem reflexos dos nossos desejos e estiverem revestidos de verdade, nada faz sentido. 

Se me perguntarem se hoje sinto falta de estar com alguém, a resposta é não. Sinto falta de ter alguém, pois é uma necessidade de todo o ser humano ter alguém, gostar de alguém, dividir a vida com alguém, isso não apenas porque é o dia dos namorados e há um apelo geral da mídia dizendo que você precisa presenteá-lo, além de compartilhar nas redes sociais que você tem um "relacionamento sério".  Amor, paixão, cumplicidade, tudo isso não está ligado ao consumo nem ao "mostrar que", mas a nossa existência. Não acredito que estamos na terra para vivermos solitariamente.

 "Antes só do que mal acompanhado" - Com relação a esta bandeira erguida com paixão pelos os que já sofreram e se decepcionaram, apenas registro que não tenho por ela nenhuma simpatia. Por que não podemos estar bem acompanhados? Por que temos que fazer das decepções o nosso lema e amargar a solidão? Ah, muito chato isso! Por que temos que encontrar a metade da laranja? Por que não pode ser a metade da maçã, limão, melão, abacaxi? Mamão, não! O sapo não é tão desprezível assim, ele pode até ser interessante. Almas gêmeas? Por que não almas primas, afilhadas, colegas? Por que insistimos no perfeito se não somos perfeitos? Encontrar alguém que nos transborde dá trabalho, mas quando encontramos...UaUU! 

Bom, o textinho é apenas para desejar a todos - que estão namorando - um dia dos namorados inesquecível e eterno, que as flores não murchem, os olhos não percam o brilho e as palavras o sentido. E,  para os que estão a espera do encontro, que não xinguem o Santo Antônio, nem machuquem o pobre cupido e, principalmente, que os pauteiros, publicitários e produtores  tenham piedade de nós e da nossa paciência. É isso!!!

Diva L.


Imagens "presente para a namorada e  para o namorado" Loja Imaginarium

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Projetos, poesias e lágrimas

Salve, salve, povo bom do Salto15, já estava com saudades deste cantinho. Mas, depois de duas semanas só a base de projetos, projetos e mais projetos, quase sucumbi em meio a uma overdose de mídia social, mensuração, métricas, indicadores, advergames, facebook, twitter, klout...Ufa! E o pior: Descobri que sou doidinha por tudo isso!!! Enfim, pausa nos estudos pra trocar umas ideias com vocês.
Blá-blá-blá à parte, esses dias estava com a cabeça fervendo de coisas legais pra compartilhar, mas como não anotei...Puft!!! Calma, nada de desespero, aos poucos vou lembrando e as ideias clareando, clareando... Então, lembrei da primeira. Anotem para não esquecer:

Evento - Pra quem curte poesia, de 07 a 10/06, tá rolando aqui no Recife o 1º Festival Internacional da Poesia. O evento acontece na  Torre de Malakoff,  Recife Antigo, realizado pela Secretaria de Cultura de Pernambuco e Fundarpe. A programação parece bem interessante, com cursos, debates e rodas de poesia. Poetas de vários países vão participar do evento. Detalhe: Na programação consta ainda, aulas de poesia para o público. Acredito que vale super a pena dar uma passadinha e conferir. A programação completa está no site.

Ahhhh, lembrei de alguns fatos bizaaarrrros!!!! Mesmo mergulhada em projetos e sem muito tempo para acompanhar os noticiários, essas semanas foram um tanto sem noção. Acompanhem as nuvens de lágrimas:


Primeira: Xuxa revela que foi abusada.  Pera aé! Abusada? Abusada de abuso? Sério??? A moça dos patinhos que foram passear, abusada? A "Rainha dos Baixinhos", dos sertanejos, pilotos, jogadores de futebol, flanelinhas?  Tenso demais pra minha cabeça. Como pode??? Mas, partindo do princípio que abusar ou explorar sexualmente crianças e adolescentes é crime, com pena prevista no Código Penal Brasileiro,  o que foi aquilo lá com o menininho no filme "Amor Estranho Amor"? Ah, tudo bem, foi arte, né? O garoto recebeu cachê...Ok, então só é abuso se não houver cachê? Que traumatizante...

Segunda: Oops, Gretchen no programa "A Fazenda", conta que se arrepende de ter participado de filme pornô.  A mesma moiçola que causou nos anos 80 com canções poéticas como "Conga, Conga, Conga" e "Freak Le Boom Boom",  cujo rebolado a consagrou como a "Rainha do Bumbum" (O Brasil é mesmo o país das realezas), disse que na época, aos 47 anos, só aceitou 1 milhão por causa dos seis filhos, quinze maridos, 753 plásticas, dois hamesters, quatro gatos, sete cachorros, dois patos e um ganso.  Poxa, tadinha gente! 

Terceira:  Ronaldinho Gaúcho em entrevista exclusiva para o Fantárdico (como diria o Tiririca),  negou todas as acusações do Flamengo e se colocou como vítima do Sistema e do Urubu. Tudo bem, eu acredito! Isso deve fazer parte da Teoria da Conspiração, Iluminnati, o Lado Negro da Força, algo assim! Ok, tá explicado!

Quarta:  Chega, né? Assim nem eu aguento. Que tal a gente falar de algo mais ameno, tipo a onda de violência e os riscos de guerra civil na Síria? Humm!?


Diva L.

Notas da autora:  
1. Alguns fatos foram usados meramente para não causar enjoos a esta pobre mortal, frente às futilidades, hipocrisias, banalidades e bizarrices as quais alguns programas nos expõem,  como se os nossos cérebros fossem... ervilhas?! Dããã!!! 

2. Contrariando às opiniões, sim, a Gretchen está chorando. Informação de fonte segura.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Eu entendo!!!

Com uma amiga chegamos a um tal ponto de simplicidade ou liberdade que às vezes eu telefono e ela responde: não estou com vontade de falar. Então digo até logo e vou fazer outra coisa.
Clarice Lispector

Quem atingiu esse nível de simplicidade, entende a Clarice...

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Pausa para respirar!!!

Ai como é bom parar um pouco, respirar e compartilhar com vocês, amigos do Salto15. Na correria que anda a minha vida (graças a Deus), uma pausa para cantar ou simplesmente expressar, respirar e transpirar poesia, ouvir e sentir a boa música é um dos melhores revigorantes para a alma.  Por isso, uma pausa para ouvir e divagar ao som de Marisa Monte. 
Apreciem sem moderação!!!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Paradoxos do Capibaribe

Já era noite na Rua da Aurora
E às margens do Capibaribe,
Um homem sentado em meio às baratas
Olhava o céu e falava sozinho.

O que será que pensava?
Seria poesia o que o homem fazia,
sentado em meio às baratas, 
às margens do Capibaribe?

O mesmo Capibaribe de Bandeira,
A mesma histórica Rua da Aurora,
Onde passeavam os boêmios poetas,
Ainda inspira os belos versos de outrora?

Por instantes observei os devaneios
Daquele homem sentado em meios às baratas,
Com um leve sorriso e falando sozinho,
Na rua da Aurora, às margens do Capibaribe.


Diva L.

terça-feira, 22 de maio de 2012

Sintam-se abraçados!!!


"Tudo que você pensa e sofre dentro de um abraço se dissolve..."
Martha Medeiros
22 de Maio - Dia do Abraço

Donna e Gibb

Terminamos uma semana e iniciamos outra com duas perdas lamentáveis. Donna Summer e Robin Gibb, ícones da década de 70. Donna, rainha das pistas e da Disc Music, deixou sua marca em interpretações memoráveis, morreu aos 63 anos, na última quinta-feira (dia 17) vítima de câncer.

Não menos inesquecível o integrante do Bee Gees, Robin Gibb,62, marcou toda uma geração. No dia 20, ele se foi, também vítima de câncer, deixando saudosos milhares de fãs.

Nossa homenagem aos inesquecíveis, Donna Summer e Robin Gibb.
 




Diva L.

sábado, 19 de maio de 2012

Nesta data querida...3 anos do Salto15!!!

Três Mosqueteiros,
Três Mocinhas do Amor,
Tres Passitos delante,
Três Porquinhos,
Três raças,
Três Marias,
Três Cores,
Three Little Birds,
Três Patetas,
Três Corações,
Três Poderes,
Santíssima Trindade,
Número Atômico do Litio, um Metal,
Trio,
Triplo,
Terceiro,
Ao Cubo.
Três é um número chave da democracia, pois é a quantidade mínima de pessoas necessárias para que se consiga tomar uma decisão em grupo.
  
E hoje, o Salto15 chega aos 3 anos. Ai, nem vou dizer que parece que foi ontem, porque não parece. As experiências vivenciadas, as amizades que nasceram entre versos, os momentos únicos. Como diria o rei Roberto,  "Foram muitas emoções". Pode até parecer piegas, mas independente das opiniões se cult ou brega, obrigada a todos que por aqui passaram, aos que passaram e ficaram, aos que leram os posts, aos que simplesmente olharam as imagens. Obrigada a todos que com ou sem pretensão, passaram por aqui e nos presentearam. Gracias, gracias e gracias. 



Diva L.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Em busca de inspiração

Desato os nós
abro a janela
mergulho no eu
respiro fundo 
de volta a mim
rasgo papel
sinto o cheiro 
do jornal
de terra molhada
de livro novo
de lápis colorido
de vida que não para
de sonho que desponta
de sorriso que nasce
junto com o sol
o eu em mim
o nós





Diva L.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Atitude é tudo!!!




Atitude é uma pequena coisa que faz uma grande diferença.
Clarice Lispector
Se você não pode mudar seu destino, mude sua atitude!
Amy Tan

Seja a mudança que você quer ver no mundo.
Dalai Lama

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Tum, Tum...Tum, Tum...Paul MCcartney on the run in Recife!!!

Segura coração!!! O mega super evento do ano tá chegando, pelo menos para os milhares de fãs do ex-Beatle. Particularmente, o Paul sempre foi o meu favorito...Oops, calma aé! Será que é tão condenável assim se identificar mais com ele do que com o Lennon, Ringo ou George? Ah, faz favor!!! Recolham as pedras e abram um largo sorriso, afinal não é todo dia que recebemos um super astro como ele.

A turnê - Paul que em 2010 fez show em Porto Alegre e São Paulo e que, em 2011, encerrou a turnê The Up and Coming Tour com dois shows no Rio de Janeiro, este ano nos premiou (Ai, ai, ai...Pausa para o deslumbre).  Detalhe, na América do Sul não só o Brasil - leia-se Recife e Florianópolis - foi  agraciado com a nova turnê On the Run.  O show em Montevideu foi visto por 50 mil pessoas no dia 15 no tradicional estádio Centenário em Montevidéu e um telão instalado no centro da capital atraiu mais 10 mil pessoas. Além disso, nas cidades de Rivera e Maldonado, seis mil e oito mil pessoas, respectivamente, assistiram à apresentação em telões instalados em estádios de futebol. Está foi a primeira vez que o ex-Beatle se apresentou no Uruguai.   Na sequência, ele se apresenta no Paraguai e na Colômbia.

Bom, por aqui é grande a movimentação. Tudo pronto nas Repúblicas Independentes do Arruda (Sim, o show será no Arrudão, o glorioso estádio da Seleção do Nordeste, o Santa Cruz Futebol Clube...É mole?!) . Detalhe, a princípio o show seria apenas no dia 21, mas como foi amplamente divulgado, teremos um outro no dia 22...Caramba, é pra matar qualquer um do coração. 

Para o show no Arruda os ingressos do dia 21 estão esgotados.  Segundo divulgado, 50 mil ingressos foram disponibilizados(Sim, eu disse es-go-ta-dos!!!), restam ainda ingressos para a apresentação extra, mas acredito que não por muito tempo.  Pense que recifense gosta de show.

Histórico - Sem sombra de dúvidas este é um momento histórico. O Paul é histórico. A organização é histórica. A estrutura gigantesca é histórica - O palco principal tem o tamanho equivalente a um prédio de oito andares.  O público será histórico. O sucesso Let it be é histórico e, com certeza, será difícil segurar a emoção. Portanto, lágrimas liberadas, gritos liberados, tietagem (?) liberada, por que não? Difícil vai ser chegar perto o suficiente para uma imagem focada, mas nada que uma mega ultra super lente e, o que não ficar a contento, o photoshop resolve. Oops, quase esqueci do chá de cidreira, caso contrário, as fotos...

Enquanto isso, afastem as cadeiras e curtam... Sir Paul McCartney!!!
UP AND COMING TOUR 22.05.11 - Rio de Janeiro



O vídeo foi editado pela Simone M.M. Ferreira - Visitem o canal dessa mocinha, é show!!!
:: Sissy0412 ::


Diva L.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O anel de vidro


Aquele pequenino anel que tu me deste,
– Ai de mim – era vidro e logo se quebrou…
Assim também o eterno amor que prometeste,
- Eterno! era bem pouco e cedo se acabou.


Frágil penhor que foi do amor que me tiveste,
Símbolo da afeição que o tempo aniquilou, –
Aquele pequenino anel que tu me deste,
– Ai de mim – era vidro e logo se quebrou…


Não me turbou, porém, o despeito que investe
Gritando maldições contra aquilo que amou.
De ti conservo no peito a saudade celeste…
Como também guardei o pó que me ficou
Daquele pequenino anel que tu me deste…


Há 126 anos nascia no Recife um dos nossos maiores poetas.
Manuel Bandeira, 19 de abril de 1886.

PS: Post especialmente dedicado ao meu amigo Cristovam Melo e a sua paixão pelo Bandeira. Pronto, dediquei!!! :P

segunda-feira, 16 de abril de 2012

E você, o que pensa?

Para ler o texto  Narcisismo no "Face" de Luiz Felipe Pondé na íntegra
<< Clique aqui >>

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons