Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Adoniran Barbosa 100 anos de samba!!

Adoniran Barbosa não era nem Adoniran e nem Barbosa. Era João Rubinato, o homem que ficou famoso por unir o samba, o sotaque italiano e o cotidiano da cidade de São Paulo. O nome adotou da mistura do nome de um companheiro de boemia, Adoniran e Barbosa de Luiz Barbosa cantor de sambas.


Aos 22 anos, foi para São Paulo tentando ser ator, mas seu talento foi rejeitado e, "acidentalmente", seu caminho acabou se tornando o rádio. sua segunda interpretação, cantou Filosofia, de Noel Rosa, música que lhe abriu as portas para se tornar um dos maiores músicos e compositores brasileiros. Com ritmo, letras e boemia paulistanos, Adoniran quis subir na vida e permanecer boêmio, tratando de tipos marginalizados em suas letras e canções: os pobres, a mulher submissa, o homem solitário, ou seja, retratou os excluídos, falou com samba sobre aqueles que não tinham voz.



Sempre usando uma ponta de humor retirada do cotidiano fielmente retratando o bairo do Bixiga, compôs seu primeiro sucesso em 1951, mas que só faria sucesso regravado pelos Demônios da Garoa, assim como, Saudosa Maloca e o Samba do Arnesto. Considerado o mais importante nome do samba paulistano, Adoniran retratou a capital e suas idiossincrasias, utilizando-se do palavreado do povo paulistano de ascendência italiana,exagerando nos erros de português.



No rádio ficou famoso seu personagem Charutinho. Além dos filmes dos anos 50 e anos 60, tais como Candinho, o longa-metragem de 1953 de Mazzaropi e O Cangaçeiro, participou como ator nos anos 70 de telenovelas da TV Tupi, Mulheres de Areia, na qual fazia um personagem que se dizia autor dos sambas de Adoniran.



Grande boêmio, sua frase famosa de uma canção que
foi utilizada em um comercial de TV para uma cervejaria era:
“Nós viemos aqui para beber ou para conversar?”


Fonte: musica.terra.com.br, sampa.art.br/biografias/adoniranbarbosa, lastfm.com.br/music

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons