Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Blues & Soul!!


É isso! É ritmo, é melodia, é música boa de verdade.

Esses dois deram origem à muitos outros ritmos. Quem é que não sabe o que é o Rock n' roll ou Gospel, de certa forma, nasceu das grandes variações do Blues? É verdade... Mas vamos falar mesmo é de Blues e Soul. Um som que trouxe ao mundo, o grande prazer de desfrutar do sucesso de talentosos intérpretes que fizeram e fazem a história da música.

Muddy Walters

Criar o Blues, foi uma forma que os escravos africanos encontraram de contar suas tristezas e lamentações, a tonalidade do rítmo passou a ser apreciada por muita gente, daí a influência do Blues para outros tipos de músicas, como o Jazz e o próprio Soul.

Se por um lado o Blues dá um tom melódico, por outro, o Soul é totalmente alegre e dançante, fazendo transparecer toda a energia da Black Music. É só ouvir James Brown (o papa do Soul) por exemplo, para sair dançando sem parar.

B. B. King e Eric Clapton

As origens foi por volta de 1800, quando alguns africanos foram levados para os EUA para trabalharem como escravos. O sofrimento era grande, pois a separação da família causava muita tristeza. Tristeza essa, que aguçava a criatividade dos negros, principalmente no que dizia respeito à música. A proibição de poder seguir a religião africana, seus costumes e cultura, incentivaram os negros a lamentar seu sofrimento através da música.

O ritmo do trabalho no campo, colheita de algodão e construção de estradas de ferro, era de acordo com o que cantavam, ou seja, quanto mais cantavam, mais o trabalho rendia. Suas canções eram basicamente o que aprendiam nos cultos da igreja protestante, em que costumavam usar muitos trechos da Bíblia.

The Jacksons Five

Era tão agradável que, com o tempo, o estilo evoluiu e a influência africana deu origem à outros estilos de Blues, misturando-se com músicas européias. Por volta de 1929, essas diversificações dividiram o Blues em ritmo rural e urbano, especificamente nas cidades de Chicago e Mississipe, proficionalizando o ritmo. Daí a introdução de guitarras, teclados, percursão e baixo, no acompanhamento dos cantores.

Do Blues ao Soul, as coisas foram evoluindo, o som ficou mais animado e mais conhecido. As vozes de talentosos intérpretes como B. B. King, Buddy Guy, Jonh Lee Hooker, Muddy Walters, Robert Gray, Bessie Smith, James Brown e muitos outros, podiam ser reconhecidos por qualquer pessoas. Era fácil perceber a harmonia das canções e a relação de amor entre o músico e sua obra, deixando transparecer claramente toda a emoção existente na música negra.

James Brown

Não importa se a canção seja de lamentação ou festejo, ela é tão bela que deixa toda e qualquer pessoa feliz!

Fonte: Revista Millenium Gold, Wikipédia, Sociedade Blues.

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons