Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

domingo, 23 de maio de 2010

África made in África!!! Ismaël Lô

Pesquisando sons africanos, esbarrei em verdadeiras jóias que valem zilhões de posts. Ismaël Lô é uma destas pérolas. Músico, cantor, instrumentista e pintor, nasceu em Niger em 1956, passou a sua juventude no Senegal, onde cresceu musicalmente ouvindo mbalax (forma de música percussiva buscando sonoridades tradicionais da região da África Ocidental, que incorporou variadas influências, do jazz aos arranjos afro-cubanos e cantos religiosos islâmicos) além de artistas como Wilson Pickett.

Chamado de Bob Dylan Africano, face a sua versatilidade instrumental, que inclui a harmônica, cresceu vocacionado para a música. De origem humilde, seguia uma carreira paralela de pintor, antes de se tornar um dos grandes nomes da música africana. Ismaël Lô é um artista urbano e suas canções refletem esta vivência, tanto em suas letras como em suas músicas. Trovador contemporâneo que canta as coisas que lhe rodeiam e consequentes sentimentos. Canta em francês, Wolof ( língua falada na África Ocidental, no Senegal, em Gâmbia e na Mauritânia, sendo a língua nativa do grupo étnico "Wolof", incluindo as nigero-congolesas) e outros dialetos de sua terra. Sua sonoridade é uma mistura de ritmos tradicionais atualizados e elementos próprios do ocidente , destacando-se a sua voz.



O diretor de cinema espanhol Pedro Almodóvar, elegeu a canção de Ismaël Lô , "Tajabone" ( cantada no dialeto Wolof) como uma das músicas integrantes da trilha do filme "Todo sobre mi Madre" (Oscar do ano 2000 na categoria de Melhor Filme em Língua Estrangeira, Prêmio Goya 2000 na Espanha como a melhor trilhas sonora , entre tantos e tantos outros prêmios).





Eu, particularmente, ouvi e amei. Espero que gostem!

Fonte: Rádio Educativa Mensagem

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons