Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

sábado, 24 de abril de 2010

Clássicos da MPBrega - Parte 2

Baiano de Caetité, Eurípedes Waldick Soriano, o grande ícone da música brega, trabalhou como lavrador, peão e garimpeiro antes de ir a São Paulo tentar a sorte no meio artístico, no final dos anos 50. Depois de algum esforço (sem sucesso imediato e sem querer pedir dinheiro à família, trabalhou como engraxate), conseguiu gravar sua música "Quem És Tu?". A partir de então começou a chamar a atenção por seu repertório de canções sobre amores malsucedidos e por seu visual - sempre de óculos escuros e vestido de preto.

Nos anos 60 firmou-se como cantor de dor-de-cotovelo, gravando vários discos com composições próprias que versavam sobre o mesmo assunto. Popularizou-se mais no Nordeste do que em outras regiões, até o grande sucesso de "Eu Não Sou Cachorro Não", que o tornou nacionalmente conhecido. A música ganhou uma versão caricatural em inglês gravada pelo cantor Falcão, e denominada "I'm Not Dog No". Seus maiores sucessos: "Paixão de um Homem", "A Carta" (J. Louzada/ J. Gonçalves), "A Dama de Vermelho", "Se Eu Morresse Amanhã".
Em 2006, Waldick foi diagnosticado com câncer de próstata, vindo a falecer em 4 de setembro de 2008, no Instituto Nacional do Câncer (Inca), em Vila Isabel, Rio de Janeiro.



João Maurício da Costa ou Maurício Reis, o poeta do cravo branco, como ficou conhecido entre os fãs, nasceu em Santa Rita na Paraíba e em 29 anos de carreira, gravou 27 álbuns, entre LPs e CDs. Seu LP Fim de Noivado (1973), que contém "Verônica", música que o consagrou, foi produzido por Luís Paulo e Hyldon Souza — autor de "Na rua, na chuva, na fazenda" — sucesso regravado já nos anos 2000 pela banda Kid Abelha — e "As Dores do Mundo".
Maurício morreu de acidente automobilístico em julho de 2000, causado pelas fortes chuvas que caíam na região de Bonito, interior de Pernambuco. Curiosamente, a canção "Lenço Manchado de Sangue" (de Isaías Sousa), que consta do LP Fim de Noivado, conta a tragédia de um acidente de carro.


Pedro Soares Bezerra, conhecido como Carlos Alexandre, gravou a primeira canção em 1975, quando ainda utilizando o nome artístico de "Pedrinho". O radialista Carlos Alberto de Sousa o levou para a RGE, pela qual gravou um compacto simples, com as canções "Arma de Vingança" e "Canção do Paralítico", que teve vendagem de 100 000 cópias, sucedido pelo grande sucesso, "Feiticeira", com 250 000 cópias.
A sua voz era firme e eloquente. No dia 30 de janeiro de 1989 o cantor se envolveu em um acidente na estrada estadual RN-093, que liga os municípios de Tangará e São Campestre, na região da Borborema Potiguar, quando havia saído de um show e seguia para sua casa em Natal, na época o cantor havia lançado recentemente o disco Sei, Sei. No seu repertório de sucessos, encontramos canções como "Feiticeira", "Cartão Postal", "Sertaneja" e "A Ciganinha".


Fontes: Cliquemusic, Wikipédia, Puro Brega

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons