Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Pra conhecer melhor

De uma vila de pescadores, o Recife tornou-se uma cidade rica em história, cultura e monumentos. São igrejas seculares, pontes, fortificações, ruas antigas e estreitas que convivem, atualmente, com amplas avenidas. Hoje é uma metrópole com cerca de 1,5 milhão de habitantes, ocupando um território de 221km². Continua "serena (...) metade roubada ao mar, metade à imaginação", como recitou um de seus poetas mais ilustres, Carlos Pena Filho. Nasceu do sonho dos homens e se inventa a cada dia.

Plantada à beira-mar e cortada por extensos rios e pontes, a cidade do Recife nasceu e se desenvolveu em torno da chegada e partida dos barcos e navios em seu porto. Seu nome é uma variação da antiga forma arrecife, que do árabe ar-cif significa dique, alusão aos rochedos de corais abundantes ao longo do litoral.

É classificada pelo IBGE como uma metrópole nacional. Em recente estudo do instituto, o Recife aparece como metrópole da quarta maior rede urbana do Brasil em população. O Recife, das capitais estaduais atuais, é a mais antiga do Brasil.


Um mito popular diz que o nome Olinda teria a sua origem numa suposta exclamação do fidalgo português Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Pernambuco – "Oh, linda situação para se construir uma vila!".

Localizada na Região Metropolitana do Recife, possui 394 850 habitantes (IBGE/ 2008), sendo uma das mais bem preservadas cidades coloniais do Brasil. Foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO, em 1982.

2 Devaneios:

Polzic disse...

Hola Diva!

Como va? Gracias por la visita!

Hermosa foto la de Recife! solo estuve en el aeropuerto de esa ciudad!

Donde si estuve fue en Maceio y en Fortaleza! Que hermosas playas, en mi caso es lo que busco en mis vacaciones! Fui hace ya muchos años! Pensar que estaba de novio con Laura y ahora ya hace 14 años que estamos casados! jajajaja

un beso y buen fin de semana!

Kakau disse...

Não me admira que essas duas cidades são os berços explêndidos de nossa nação, por tamanha beleza, pela importância histórica e pela simplicidade desse povo...Parabéns a todos os habitantes dessa duas jóias do Brasil e parabéns a todos os brasileiros por serem donos de tão preciosos tesouros.
bjusssss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons