Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

quinta-feira, 4 de março de 2010

Ousadamente, Pagu!!!

Filha de uma tradicional família paulista, Patrícia Rehder Galvão, a Pagu, nasceu em São João da Boa Vista, interior de São Paulo, em 9 de junho de 1910. Ao contrário do que se propala, Pagu não participou da Semana de Arte Moderna. Tinha apenas 12 anos, em 1922, quando a Semana se realizou. Em 1925, com quinze anos, passa a colaborar no Brás Jornal, assinando Patsy.

Desde a adolescência, conviveu com artistas e intelectuais como Mário de Andrade, Anita Malfatti, Raul Bopp, Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade, com quem teve um filho, Rudá Andrade. O casal fundou em 1931 o tablóide “O Homem do Povo”. A publicação despertou a ira de conservadores.
Bem antes de virar Pagu, apelido que lhe foi dado pelo poeta Raul Bopp, Zazá, como era conhecida em família, já era uma mulher avançada para os padrões da época, pois cometia algumas “extravagâncias” como fumar na rua, usar blusas transparentes, manter os cabelos bem cortados e eriçados e dizer palavrões. Nada compatível com sua origem familiar.










Ainda muito jovem, integrou o movimento modernista e assumiu a militância política, filiando-se ao PCB (Partido Comunista Brasileiro). Durante um comício em Santos, em 1935, Pagu é presa pela primeira vez. Dois anos depois, foge do presídio, mas é detida novamente e condenada a mais dois anos de prisão. Ao deixar o presídio, no início da década de 40, passa a se dedicar ainda mais à militância do partido, percorrendo vários países. Em uma viagem à China, trouxe ao Brasil as primeiras sementes de soja.

Pagu é autora dos romances “Parque Industrial” e A “Famosa Revista”. Além de jornalista, escritora, tradutora e militante política, também se dedicou ao teatro. Freqüentou a Escola de Arte Dramática de São Paulo. Traduziu A Cantora Careca, de Ionesco, e dirigiu a primeira peça de Arrabal encenada no Brasil. Chegou a assinar uma coluna no jornal A Tribuna, de Santos.

Depois da separação de Oswald de Andrade, Pagu casou-se com o jornalista Geraldo Ferraz, com quem teve um filho e com quem permaneceu até morrer de câncer, em 12 de dezembro de 1962, em Santos.


Fonte: Wikipédia, avesso.net

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons