Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

sexta-feira, 5 de março de 2010

Fascinante...Capitu!!!

Desconheço a existência de uma musa inspiradora, no entanto, a mais fascinante personagem de Machado de Assis, encanta, intriga, instiga. A enigmática Capitu, a cigana de olhos oblíquos e dissimulados, olhos de ressaca, imortalizada a mais de cem anos na obra prima "Dom Casmurro", consegue envolver a todos em um mistério nunca desvendado.


"Transformou-se ao longo das décadas numa espécie de adjetivo, ora para explicar o inexplicável poder de sedução feminino, ora para tentar explicar o insidioso perfil das mulheres".













Há alguns anos, um tribunal de estudantes de direito no Brasil chegou a fazer uma simulação de julgamento para Capitu, com a dúvida se ela traiu ou não Casmurro; a personagem foi inocentada por falta de provas.

"A força de Capitu é tão grande, que por muitas vezes esquecemos que estamos falando de um livro." Alberto Schprejer, editor da Nova Fronteira.

Fonte: Wikipédia, Jornal O Globo

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons