Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Já é Carnaval!!!

As cores invadiram o Salto15 Vermelho!!! Mas, embora pareça, não sou foliona (ou foliã, como desejarem). No carnaval prefiro sol, mar, água de coco, descanso e sossego. No entanto, é impossível ignorar o evento, principalmente por ter nascido em uma cidade que respira carnaval no mais amplo sentido da palavra.
Não desmerecendo os outros estados, mas culturalmente falando, só quem já subiu e desceu as estreitas ladeiras de Olinda, no sol do meio-dia, acompanhando os blocos e os seus bonecos gigantes, ou ainda, quem viu de perto a grandiosidade do Galo da Madrugada, consegue dimensionar o que estou falando.

O mais longo carnaval do país inicia com o anúncio do novo ano. O réveillon é em ritmo de frevo e se estende até uma semana depois da quarta-feira de cinzas. E por falar em frevo... São mais de 100 anos de história e, modéstia à parte, não é todo mundo que consegue dançar não... Eu até arrisco uns passinhos, mas pra encarar, tem que ter fôlego. Quando soam os clarins, é difícil conter o corpo. O frevo contagia, encanta, fascina.

Espontaneidade, alegria, história, irreverência e lirismo, é dessa combinação que é feito o Carnaval do Recife e Olinda. Conhecido internacionalmente, aqui não existem desfiles de escolas de samba nem trios elétricos em circuitos, quem comanda a animação são as troças, isto é, grupos de amigos e familiares, que saem às ruas. No Carnaval Multicultural, o frevo divide espaço com maracatu, caboclinho, ciranda, coco-de-roda, samba, afoxé, rock, reggaee e manguebeat, para participar, basta animação e muita, muita disposição.

Já deu pra perceber que sou uma jupiteriana apaixonada por minha terra, né? Mas calma, nesse mês de fevereiro vou passear pelo carnaval do nosso país e sua diversificada cultura, e assim, enriquecer meu repertório e compartilhar com vocês as histórias, autores, poetas e compositores que fazem do carnaval a manifestação mais popular do planeta.

O espaço é seu - Para quem está ou não em outras capitais ou cidades, e tem algo interessante para compartilhar, o espaço é seu. Basta enviar texto e imagem para o nosso e-mail (salto15vermelho@hotmail.com), que teremos imenso prazer em postar.

Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo




0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons