Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Som maneiríssimo!!!

Boa música entra pelos ouvidos, invade o cérebro e vai se espalhando sem constrangimento. Legal isso, né não? Vivo sempre em busca de novos sons e, podem acreditar, quando os encontro a sintonia é instantânea. Pra mim não importa muito se a música ou banda é atual, ou se já foi ouvida pelo universo e só agora chegou até mim. Não sou dada a modismos. Pra mim gosto ou não gosto. Não sei vocês, mas acho que música nunca é o suficiente. Acredito que nunca vou atingir o estado de saturação musical, se é que existe.

Ontem cruzei com dois sons que achei super da hora. Uma das bandas eu já conhecia com outras canções, trata-se do som matogrossense da Vanguart. Formada pelo vocalista e violonista Helio Flanders, em 2002, a banda de folk rock tem, além de um repertório competente, uma levada de humor na interpretação, o que não compromete o estilo, muito pelo contrário, dá ao grupo um tom jovial, antenado, relax e, ao mesmo tempo, dançante.

Eles são bastante influenciados por artistas de folk rock, blues e rock clássico, tais como Johnny Cash, Bob Dylan, The Beach Boys, The Velver Underground, The Beatles e Neil Young como também de estilos musicais típicos do Mato Grosso.

E mais, os garotos não são "fracos" não, no repertório músicas em três idiomas: português, inglês e espanhol. "Essa variação lingüística foi um dos principais impasses na hora de selecionar as músicas que fariam parte de seu primeiro álbum. Segundo Helio Flanders, 'Todo mundo queria um disco em português.' Entretando torna-se um som bastante agradável."

Integrantes - Hélio Flanders (vocal, violão e gaita), Reginaldo Lincoln (baixo),David Dafré (guitarra), Douglas Godoy(bateria) e Luiz Lazzaroto (teclado). É isso, apreciem sem moderação!


O visual retrô, com corte de cabelo que caracterizou a imagem do rock inglês no início dos anos 60 e que foi o símbolo da revolução comportamental que surgiu a seguir, foi trazido da França para Hamburgo pelos “exis” (existencialistas) alemães, foi adotado por esta banda cujo som, embora influenciado pelo rock dos anos 50 e 60, reporta as produzições dos anos 80 e 90.

Assim é o Moptop, banda carioca de indie rock, formada em 2003 por Gabriel Marques (voz e guitarra), Rodrigo Curi (guitarra), Daniel Campos (baixo) e Mário Mamede (bateria), que se juntaram com o objetivo de tocar rock. Entre as influências da banda, estão The Clash, The Cure, Ramones, Strokes, Beatles, The Killers, Los Hermanos e Franz Ferdinand, entre outros.

A banda começou com o nome "DeLux" e, em 2004, mudou o nome para "Moptop" em homenagem ao corte do cabelo dos Beatles. Embora já estejam na estrada há 7 anos, se já os ouvi antes, sinceramente não lembro. Mas tenho certeza que se já os tivesse ouvido, não esqueceria. Desde que esbarrei na música "Bom Par", já ouvi trocentas vezes e, acreditem, cada vez que ouço, ao final dos 3'37, fica o gosto de quero mais...mais e mais! Som maneiro, sem acordes mirabolantes, letra simples que dá vontade de cantar e dançar, acho que essa é a fórmula. Espero que gostem, porque eu ameiiiiiiiii!!!!


Em tempo:
Folk rock
é um gênero musical que combina elementos de música folclórica e rock and roll. O termo surgiu em um movimento que cresceu nos Estados Unidos e Canadá em meados da década de 60. O som era composto por harmonias vocais afinadas e uma abordagem limpa para a utilização de instrumentos elétricos como a guitarra elétrica. O repertório era desenvolvido a partir de fontes folclóricas e também de outros artistas como Bob Dylan.

Indie rock
(ou rock independente em inglês) - É um estilo musical que caracteriza bandas que não são lançadas por grandes gravadoras, porém o grande sucesso de algum desses grupos os lançaram diretamente para gravadoras de grande porte, embora o som na maioria dos casos, não perca a identidade, fazendo com que tais bandas, mesmo com o sucesso de público e grande repercussão na mídia, sejam consideradas bandas alternativas.


Fonte: Wikipédia, Trama Virtual

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons