Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Coração em chamas...

Um apelo, uma súplica. Despir-se de todo orgulho e derramar-se. Despir-se diante do ser amado e implorar. Uma letra simplesmente devastadora. É impossível não se emocionar diante da composição de Jacques Brel. Ne Me Quitte Pas completou 50 anos, e como um bom vinho, cada vez mais saboreável, instigante e apaixonante. Com a mesma emoção que foi composta em 11 de setembro de 1959, ela continua embalando paixões. Até mesmo quem não está envolvido sente-se embriagado por esta letra e melodia.

A composição tão cheia de sentimentos, foi criada em um momento extremamente doloroso, isto é, em decorrer da separação de Brel e de Suzanne Gabriello. Interpretada por muitos outros artistas em francês ou versão em outros idiomas, a cada interpretação, um novo sentimento, uma nova emoção.

Interpretações - Ne Me Quitte Pas foi interpretada na versão original em francês por Simone Langlois, seguida por Nina Simone, Sylvie Vartan, Serge Lama, Nana Mouskouri,Yuri Buenaventura, Estrela Morete.

No Brasil, além do tom dramático de Maysa e a recente interpretação de Maria Gadú com uma pegada pop romântica, destaca-se as marcantes interpretações de Angela Ro Ro, Roberta Miranda, Alcione e Sônia Andrade.
Há outras versões de Ne Me Quitte Pas nos mais diversos idiomas, são os títulos: "If you go away", "Don´t leave me", "Bitte, geh nicht fort", "Non andare via", "Se Você Partir", "Laat me niet alleen", "Al tilchi mikan", "Ne ovstavljaj me", "No me dejes", "No em deixis mai", dentre outras. Destaque para as versões em Português de Romeo Nunes, interpretada por Altemar Dutra, "Se Você Partir" e uma segunda versão de Fausto Nilo por Raimundo Fagner, "Não me Deixes Mais".
Além do próprio Jacques Brel, considero a interpretação de Maysa uma das mais memoráveis, uma vez que, ela conseguiu expressar os sentimentos que envolvem a canção.


Vejam ainda outras interpretações e versões>>>

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons