Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

sábado, 5 de dezembro de 2009

Sons e Sotaques - Isso é Brasil!!!

A riqueza da nossa cultura por vezes me emudece. São tantas coisas pra mostrar que me perco em meio as viagens. Penso por onde começar ou recomeçar. O que mostrar? O que falar?
Me sinto limitada diante da grandiosidade dessa cultura multicolorida, multifacetada.

Nessa minha fase blogueira, todos os dias aprendo mais e muitas são as descobertas. Com isso, meu repertório vai enriquecendo a cada novo papo. Enriquecer enriquecendo, acho que essa é a missão de blogs sérios e compromentido apenas com a informação e a vontade de compartilhar.

Tenho dois exemplos recentes desses papos decomprometidos e enriquecedores. Um vem da indicação de um goiano que está em Tocantins e o outro de uma gaúcha. Não só os sotaques se diferem, mas, principalmente o estilo.

Primeiro vamos viajar na indicação do Marcos Kastro do blog Tortuosas Linhas Retas. Quem já teve oportunidade de conversar com esta figura, tem noção da grande viagem que é esse cérebro extremamente saboreável. Entre um papo e outro, fui 'apresentada' ao som do Papete, até então, sem registro no meu cérebro.

Com isso, corri para o camarada Google e lá estava no Wikipédia:
José de Ribamar Viana nascido em Bacabal em 8 de novembro de 1947, é cantor, compositor e percussionista brasileiro. Estudou também Engenharia Ambiental. Trabalhou como produtor e arranjador e foi eleito um dos três melhores percussionistas do mundo quando participou do Festival de Jazz de Montreux na Suíça nos anos de 1982, 1984 e 1987.

Só isso? Caramba, o cara é um fenômeno e só tem isso? Desculpa aé, mas deve ter algo mais, pensei eu com meus sapatinhos. Então lembrei que no meio do papo, o Kastro me indicou um blog made in Maranhão que falava muito mais a respeito, até porque, quem conhece melhor o Maranhão e suas manifestações culturais que o próprio maranhense? Então, fui até lá.

Como esperado, o material é riquíssimo, por esta razão resolvi linkar, assim não corro o risco de perder algo ou falar alguma abobrinha imperdoável. Parabéns a galera do blog Musicamiga, pelo vasto conteúdo e por divulgar de forma apaixonante a cultura do Maranhão e gracias ao ex-tranho poeta, Marcos Kastro pela sugestão e pelo agradabilíssimo papo cabeça estilo cometa.



A segunda indicação veio de uma gaúcha lá de Flores da Cunha, Cláudia Mazza. Entre um papo e outro no Sarau, em meio aos clipes, ela falou da banda Reação em Cadeia. Lá vou eu novamente correr, mas dessa vez pro YouTube pra conferir o som dessa moçada. Resultado: Apaixonei!!!

Como estou sempre dizendo, não sou expert em música (nem em coisíssima nenhuma, nem tenho tamanha pretensão), apenas me permito conhecer outros sons e, se o som é agradável e a letra, no mínimo inteligente, não dá outra: Danço, canto e bato palmas. Foi isso que aconteceu ao ouvir a música Me Odeie.

Com 10 anos de estrada completados recentemente, Reação em Cadeia (geralmente abreviado para Reação, ou REC) é uma banda de rock do Rio Grande do Sul (Barbaridade, tchê!!), mais precisamente da cidade de Nova Hamburgo. Segundo o camarada Wikipédia, a banda nasceu da vontade de fazer um som pesado, mas sem letras grosseiras e sem sentido. A idéia é mostrar reflexões e letras de amor, tudo isso com expressividade e muito rock para espantar a tristeza.

Além de cantar muito e ter uma batida considerada, a banda é formada por 4 gatchenhos no mais amplo sentido da palavra(Qual o pro? Tô tietando, ora essa!), Jonathan Corrêa, Daniel Jeffman, Marcio Abreu e Vinicius Bondan.

Bom, escolhi um clipe super da hora pra compartilhar com vocês. Espero que gostem, levantem da cadeira e dancem muitooo!!!! Valeu Clau, parabéns pelo bom gosto!

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons