Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

terça-feira, 3 de novembro de 2009

As Damas do Samba - Clara Nunes

Clara Francisca Gonçalves Pinheiro, conhecida como Clara Nunes, (Caetanópolis/MG, 12 de agosto de 1942 - Rio de Janeiro, 2 de abril de 1983), foi considerada uma das maiores intérpretes do país. Trabalhava numa fábrica quando resolveu participar do concurso A Voz de Ouro ABC, em que foi vencedora na etapa mineira e terceiro lugar na final, em São Paulo, em 1959. A partir de então conseguiu um emprego em uma rádio de Belo Horizonte e se apresentava em casas noturnas da cidade.

Em 1965 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde gravou seu primeiro disco, com repertório de boleros e sambas-canções. Depois de alguns álbus ainda com gênero indefinido, firmou-se no samba nos anos 70. Em 74, seu LP vendeu cerca de 300 mil cópias, graças ao sucesso do samba "Conto de Areia" (Romildo/ Toninho). Foi um recorde para a época, que rompeu com o tabu de que cantora não vendia discos e estimulou outras gravadoras que investissem em sambistas (mulheres) como Alcione, que gravou seu primeiro LP em 75 e Beth Carvalho, que transferiu-se para uma grande fábrica, a RCA, em 76.

Os discos que se seguiram a transformaram em uma das três rainhas do samba dos anos 80, ao lado das outras duas referidas intérpretes. Clara gravou desde sambas-enredos até composições de Caymmi e Chico Buarque. Na segunda metade da década, lançou um disco por ano, todos com grandes vendas e gravações históricas, como as de "Juízo Final" (Nelson Cavaquinho/ Élcio Soares), "Coração Leviano" (Paulinho da Viola) e "Morena de Angola" (Chico Buarque).

Fontes: Cliquemusic, Wikipédia

Nota da Lali: De acordo com Neide Pessoa do blog Clara Nunes a Voz de Ouro, a data de nascimento da cantora é 12 de agosto de 1942 e não, 1943 conforme divulgado em alguns sites. Obrigada pela observação e fique à vontade para participar com informações, sugestões e críticas.

1 Devaneios:

Neide Pessoa disse...

Interessanee,
gostei de conhecer o blog e as postagens,em especial sobre Clara Nunes.
A sintese biogáfica tem alguns enganos ,como todas as sinteses{Caetanópolis, [12 de agosto foi em 12 de agosto de 1942]
Vou voltar mais vezes,obrigada.
Visite
www.claranunesvozdeouro.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons