Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O outro lado da poesia

O dia do poeta e da poesia é muito controverso, podemos comemorar em duas datas distintas. Temos o dia 04 de Outubro que seria especialmente comemorada no estado de São Paulo, e no dia 20 de Outubro, o dia mundial do poeta, do ecritor e também da poesia; sendo que esta é comemorada no dia 14 de março somente no Brasil.

De qualquer forma somos agraciados por todas essas comemorações , embora pouca gente se dá conta, infelizmente.
Segundo o historiador Moacyr Mallemont Rebello Filho, do Projeto Cultural ABRALI, a poesia nasceu na Grécia através de Homero, tendo consagrado o gênero com as obras Ilíada e Odisséia.

Para alguns, poesia fala apenas de amor e paixão, ou algo relacionado, mas digo e afirmo que é muito mais que isso. Temos bons exemplos de que poesia trata de temas diversos, desde disco voador até a metamorfose do Universo.

Podemos falar de muitos que, com suas poesias, até ajudaram a derrubar sistemas de governo, libertar escravos e inspiraram outros tantos em suas obras.

Eu tenho alguns de minha preferência, mas aprecio muitos outros, antigos ou modernos, e Augusto dos Anjos me inspira!



Apocalipse

(Augusto dos Anjos)

Minha divinatória Arte ultrapassa
Os séculos efêmeros e nota
Diminuição dinâmica, derrota
Na atual força, integérrima, da Massa

É a subversão universal que ameaça
A Natureza, e, em noite aziaga e ignota,
Destrói a ebulição que a água alvorota
E põe todos os astros na desgraça!

São despedaçamentos, derrubadas,
Federações sidéricas quebradas...
E eu só, o último a ser, pelo orbe adiante,

Minha divinatória Arte ultrapassa
Os séculos efêmeros e nota
Diminuição dinâmica, derrota
Na atual força, integér
Espião da cataclísmica surpresa,
A única luz tragicamente acesa
Na universalidade agonizante!


...Então, viva os poetas e viva a poesia,
seja nesta data ou em todas as outras,
é sempre bem vida!








0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons