Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Interpretando emoções

Segundo a definição "compositor é um profissional que escreve música. Normalmente o termo se refere a alguém que utiliza um sistema de notação musical que permite a sua execução por outros músico."


Só isso? Bom, tecnicamente falando pode até ser, mas trazendo para questão homem x mundo, compositor teria que ter uma definição bem mais ampla e, digamos, menos mecânica e mais humana. Estilos, épocas, contextos sociais e políticos, temas diversos compõem a história da música. Da lágrima nordestina aos amores conquistados ou perdidos. Compositores como Noel Rosa, Vinícius de Morais ou Chico Science, por exemplo, não se enquadram no simples conceito de um "profissional que escreve música".

Tais compositores, e tantos outros, expressam e expressaram através de letras e músicas a alma humana. Versos que tocam o ponto mais sensível de cada um, independente dos anos. Composições não envelhecem, são atemporais.

A arte requer sensibilidade para transformar letras em toques. Interessante é tentar escrever sobre o que mentes privilegiadas escreveram. Estou escolhendo palavras pra expressar o frio no estômago ao ouvir "Eu sei que vou te amar, por toda a minha vida eu vou te amar", ou ainda, a vibração que percorre o corpo em forma de arrepios quando ouço "Amor, vim te buscar no pensamento, cheguei agora no vento..."

Nossa, quem me dera ter o poder de invadir a alma do poeta em um momento de inspiração, talvez assim, pudesse descrever o sentimento ao ver canções que mesmo nascendo deles, tornam-se canções do mundo, canções universais.

Hoje, 07 de outubro se comemora o dia do compositor, mas não quero simplesmente fazer referência a essas mentes brilhantes, mas agradecer pela inúmeras viagens pelas quais me transporto ao ouvir, ler e escrever sobre elas, como faço agora.

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons