Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

sábado, 15 de agosto de 2009

O Pequeno Príncipe...Uma lição inesquecível!

Já faz algum tempo que li, como também, faz tempo que penso em postar trechos, mas ainda não havia chegado o momento. Como quem sabe faz a hora... Embora pareça um livro dedicado ao público infantil, considero uma literatura para todas as idades, fases, momentos. Já o li 3 vezes e, a cada leitura, uma nova percepção, um novo sentimento. Com isso, tomei posse de alguns trechos e deles enriqueci meus conceitos e valores. Para os que me conhecem um pouquito mais, me verão em algumas frases e idéias, mas não se preocupem, não fui copiada, copiei. Não foram cópias levianas, mas como eu disse, foram citações que colaboraram na formação dos meus conceitos. Hoje sou também fruto deste pequeno mocinho, com seus questionamentos e valores, afinal, não somos números e rótulos. Deleitem-se neste clássico de Saint-Exupéry.


"As pessoas grandes adoram os números. Quando a gente lhes fala de um novo amigo, elas jamais se informam do essencial. Não perguntam nunca:"Qual é o som da sua voz? Quais os brinquedos que prefere? Será que ele coleciona borboletas?" Mas perguntam: "Qual a sua idade? Quantos irmãos tem ele? Quanto pesa? Quanto ganha seu pai?" Somente então é que elas julgam conhecê-lo...É preciso não lhes querer mal por isso."

"Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieto e agitado: descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca saberei a hora de preparar o coração... "
"Disse a flor para o pequeno príncipe: é preciso que eu suporte duas ou três larvas se quiser conhecer as borboletas."
"O essencial é invisível aos olhos e só se pode ver com o coração."

"Para enxergar claro, bastar mudar a direção do olhar."


"As pessoas têm estrelas que não são as mesmas. Para uns, que viajam, as estrelas são guias. Para outros, elas não passam de pequenas luzes. Para outros, os sábios, são problemas. Para o meu negociante, eram ouro. Mas todas essas estrelas se calam. Tu porém, terás estrelas como ninguém... Quero dizer: quando olhares o céu de noite, (porque habitarei uma delas e estarei rindo), então será como se todas as estrelas te rissem! E tu terás estrelas que sabem sorrir! Assim, tu te sentirás contente por me teres conhecido. Tu serás sempre meu amigo (basta olhar para o céu e estarei lá). Terás vontade de rir comigo. E abrirá, às vezes, a janela à toa, por gosto... e teus amigos ficarão espantados de ouvir-te rir olhando o céu. Sim, as estrelas, elas sempre me fazem rir!"
"As estrelas são todas iluminadas... não sera para que cada um possa um dia encontrar a sua?"

Escolhi o trecho do diálogo do Pequeno Príncipe com a raposa, pois considero um dos mais profundos. Com duração de quase 8min, é uma lição que, com certeza, vale a pena ver, rever e ver novamente.
"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas."

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons