Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cadê os vaga-lumes?

Pois é! Para onde foram os vaga-lumes?

Esses dias lembrei dos simpáticos insetos. Com isso, dei conta que já faz um bom tempo que não os vejo. O pior não é ter perdido só o contato, digamos, visual, mas constatar um agravante: Minha sobrinha de sete anos, nunca viu um vaga-lume e, como ela mesmo disse:"Ah, tia, vaga-lume só nos desenhos animados".

Caramba! Vaga-lume só em desenho animado? É o apocalipse!
O que temos feito do nosso mundo? Por onde andam os vaga-lumes, borboletas...morceguinhos?
Nos abandonaram, saíram desse caldeirão e foram para lugares mais amistosos ou... Os destruímos? oO

"O Brasil é o país com a maior diversidade de espécies luminescentes no mundo, entre elas vaga-lumes que produzem os mais belos espetáculos da natureza, como as chamadas larvas ‘trenzinho’, que emitem luz em duas cores. Com a devastação das florestas, no entanto, essa esplêndida riqueza está se perdendo."
Grandes megas-ultras metrópoles, avanços tecnológicos... Progresso? Roubamos desta geração o encantamento de ver os vaga-lumes recepcionando o pôr-do-sol. Lamentável!

O mais preocupante é pensar que daqui há alguns anos, poderemos ver humanos só em "cápsulas", cumprindo as "profecias" de Spielberg. :(

Fonte: site algosobre.com.br

5 Devaneios:

kakau disse...

POxa vida, é lamentável que muitas crianças não tenham o previlégio de conhecer algumas coisas bem comum na natureza.É lamentável tbm que o progresso sepulte muitas coisas tão belas e úteis pro ecosistema.
Bjssssss

Legionário Surtado disse...

realmente, eles estão sumindo... só os vejo quando vou acampar, num lugar sem eletricidade nem agua encanada, que é uma reserva ambiental aqui no litoral de sp... mas nem precisa tanto: ja uma criança responder, ao ser questionada de onde vem os ovos: "do supermercado"... a mesma criança disse que o leite vem da caixinha...

será que elas não verão revoadas de içá em setembro?? cada vez mais me orgulho da infancia que tive...

beijos

Anônimo disse...

Nossa, nem me fala, minha filha tem 5 anos e tive que mostrar a ela um vagalume pelas fotos, e como são suas belezas coisa e tal...onde foram parar os vagalumes da minha cidade? (são vicente SP)Estou pensando seriamente em procurar saber sua reproduçaõ e buscar alguns no interior, e qunado tiver o bastante...solta-lo no ar...aqui no quintal da minha casa...rssssssssssss

Elô Araújo disse...

KKKKKKKk
Adoreiiiiiii a idéiaaaaa!!
Vamos então fazer uma campanha tipo:"Salvem os vaga-lumes", de repente conseguimos resgatar e preservar para as próximas gerações.

Valeu pelos comentários, galera!
E vamos juntos pensar em algo, para não deixar que nossos filhos e netos só conheçam a natureza por fotos e filmes.

cicero disse...

Boa lembrança...
Há um bom tempo não vejo vaga-lume e olha que moro no interior. O que aconteceu com esses seres fantásticos que fizeram parte da nossa infância?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons