Não falamos sobre moda, cultura é o nosso foco, poesia nossa inspiração. Sair do lugar comum é como ver o mundo de cima de um salto 15...Vermelho!!!

terça-feira, 16 de junho de 2009

Olhos de ressaca...

"Olhos de ressaca", essa citação me encanta há anos. Não, não e não! Definitivamente, não! Não se preocupem, jamais me atreveria a tentar entender ou decifrar a magnífica Capitu. Traiu ou não traiu? Não é essa a questão. Sempre fui fascinada por ela que protagonizou um dos maiores e mais intrigantes mistérios da nossa literatura. Páginas e páginas já foram escritas e inúmeras teorias e possibilidades foram cogitadas para desvendar Dom Casmurro. Nem mesmo a masculinidade do Bentinho foi poupada. Segundo algumas destas teorias, ele não era muito chegado e, inconscientemente, nutria uma paixão por Escobar.


Bom, do Bentinho eu não sei, mas a minha paixão por Machado de Assis se deve a esta enigmática personagem, sem falar que eu delirava cada vez que ele se dirigia ao leitor: "Se isto vos parecer enfático, desgraçado leitor, é que..."Putz, esse recurso me colocava dentro do livro, como co-participante de suas viagens e de seus personagens.
Letícia Persile e Maria Fernanda Cândido protagonizaram a enigmática Capitu na produção global

Bentinho, Capitu, Escobar... Machado de Assis! Esse espaço é simplesmente para destacar o meu encanto por este autor e por suas criações, divagações, delírios e viagens que inúmeras vezes me fizeram parar em frente ao espelho, com o livro nas mãos, imaginando os olhos de Capitu. Como seria ter olhos de cigana oblíqua e dissimulada? Olhos de ressaca...

0 Devaneios:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | JCpenney Printable Coupons